quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

OLHÃO: POVO RICO, PRESIDENTE POBRE?

Na ultima Assembleia Municipal quando confrontado com a possibilidade que a Lei lhe confere de poder abdicar de 5% da colecta de IRS, o presidente da câmara indignado, reagiu dizendo que quem o propunha estava a defender os ricos.
O IRS é um imposto que incide sobre os rendimentos de trabalho e que se saiba ninguém enriquece à sua conta, a não ser os titulares de cargos políticos e de altos cargos públicos, o que vem a dar na mesma.
Em principio, é a classe media ou media-baixa que vai sofrer com o assalto aos bolsos em sede de IRS, que, nas palavras do presidente da Câmara parece estar a viver um momento áureo, a denotar índices de poder de compra que contrastam com a realidade, já que é o próprio INE quem diz que o concelho de Olhão é dos que apresentam dos piores índices de poder de compra.
A câmara de Olhão é gerida desde sempre pelo partido dito socialista, um partido que se notabilizado pela dualidade de critérios na aplicação de mecanismos que de alguma forma podem beneficiar as populações. Se atentarmos ao que se passa em diversas autarquias dirigidas por aquele partido, pode constatar-se que muitas delas abdicaram da cobrança da sua parte no IRS. Mas em Olhão, não!
Deve acrescentar-se que o concelho de Olhão se encontra no podium dos concelhos onde o Rendimento Mínimo apresenta percentagens mais elevadas, com mais de dez mil pessoas a beneficiar dele.
É certo que a melogamania do presidente de querer à viva força fazer obras de fachada, de muito duvidosa eficácia ou utilidade, faz com que a necessidade de sacar a quem trabalha até ao ultimo cêntimo que tenham na algibeira, prosseguindo a política de capitalizar receitas para os mais ricos e sociabilizar os custos, fazendo-os incidir nas taxas e impostos, com que entesam o Povo.
Talvez que muitos daqueles que nele votaram e integram os escalões que vão ser tributados em IRS, ao tomarem conhecimento daquilo que este traste defende, se arrependam de alguma vez o ter apoiado.
Cabe aos partidos da oposição, pelo menos, aqueles que votaram contra a proposta do presidente, divulgarem o quanto puderem as medidas do pequeno ditador. Já quanto à CDU mal se percebe que não tendo qualquer representação na câmara, continue no seu esquema de se abster nas votações como se não tivesse nada a dizer sobre este assunto. Até quando?

Sem comentários: