segunda-feira, 19 de novembro de 2018

OLHÃO: TODOS À ASSEMBLEIA MUNICIPAL!

Como temos vindo a dizer, no próximo dia 26, vai realizar-se mais uma Assembleia Municipal, e ainda que não consta da ordem de trabalhos, podem os interessados intervir no período destinado ao publico. logo no inicio da dita cuja.
A participação nesta Assembleia é tão mais importante por estar a decorrer a "requalificação" da Avenida 5 de Outubro.
Recuando no tempo, lembramos que a Sociedade Polis, no seu programa dizia que a Avenida já estava requalificada pelo que não precisava de qualquer intervenção. A aposta passava pela requalificação da ponta poente, onde estão os estaleiros da autarquia, que seriam dotados de um espaço de lazer, talvez para melhor servir o empreendimento ali ao lado.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e como o empreendimento se tornou num flop, acabando a maioria dos seus apartamentos sendo entregues ao banco, deixa de ser aposta o parque de lazer previsto.
Então a autarquia, gozando do beneficio de ter no governo um sério apoiante, concedendo-lhe o que não dá a outros por serem de cor diferente, como Faro ou Vila Real de Sº António, desviaram as verbas que eram para o parque de lazer para o investir em alcatrão. Boa troca, não há duvida, que isto de ter parques de lazer para a população é um luxo!
Com os trabalhos a decorrer, ainda não se sabe, e nem os autarcas o sabem, como vai ficar a circulação automóvel naquela via, se terá apenas um sentido ou se manterá os dois. Caso mantenha os dois, uma vez que está previsto o estreitamento da faixa de rodagem, dois carros pesados circulando em sentidos opostos não conseguem cruzar. Porque, em lugar de apresentar imagens, não dizem concretamente como vai acabar o projecto?
Sabe-se é que o estacionamento no lado norte da Avenida vai ser suprimido para permitir o alargamento dos passeios e logicamente das esplanadas, Mas as pessoas, se não tiverem onde estacionar, não irão procurar outras paragens? 
Por outro lado, o Plano de Pormenor da Zona Histórica prevê a supressão de N lugares de estacionamento. Onde vão os residentes estacionar? Seria bom que tivessem em conta que a Zona Histórica delimita com a Avenida 5 de Outubro.
Claro que no meio disto vão aparecer alguns pescadores de aguas turvas, com mais olhos que barriga, a aplaudir a intervenção, com um asfalto novo, como se disso vivessem as pessoas. Mas cegos que estão na partidarite, nem medem as consequências que a supressão do estacionamento pode provocar em toda a actividade comercial na zona envolvente, começando desde logo pelos Mercados, mas também pelos restaurantes da Avenida até à Rua do Comercio.
Isto pode ter consequências muito graves. Entalados entre a oferta e procura, se a afluência aos Mercados diminuir pela falta de circulação e estacionamento, é com naturalidade que os operadores comecem a reduzir a oferta, caindo-se numa espiral capaz de os levar até à sua liquidação, arrastando todo o comercio.
Isto deve ser amplamente discutido, e não ser, como o foi, objecto de uma simples apresentação onde não foram contempladas as objecções apresentadas pelos presentes.
DIZ NÃO AO FIM DOS MERCADOS!  

Sem comentários: