segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

OLHÃO: REQUALIFICAÇÃO OU CAGADA?

Aos ziguezagues, é a forma como a autarquia tem vindo a proceder á "requalificação" da Avenida 5 de Outubro. Dizendo que a obra é da responsabilidade da Sociedade Polis, quando na verdade aquela sociedade apenas serve como instrumento financeiro para a execução da obra.
É que há anos atrás, não muitos, a Sociedade Polis entendia que a Avenida 5 de Outubro já estava requalificada, pelo que a aposta passava pela requalificação do extremo poente, junto á Horta da Câmara, tendo aprovado por um projecto que custou só 160.000 euros.
A dita requalificação daquela zona, no dizer da Polis, era para servir a população de Olhão, pelo que na horta da câmara iria surgir um espaço de lazer. Á época tivemos a oportunidade de consultar o projecto na sede da Polis.
Esquecem estes cavalheiros, da autarquia e da Polis, que por essa altura o objectivo era acabar com as Barrequinhas e realojar os moradores numa construção a ser edificada nas antigas instalações da Fabrica do Gargalo. As Barrequinhas dariam lugar, então, a vivendas de luxo! Eram os últimos resquícios da população olhanense naquelas paragens.
Claro que qualquer espaço publico estará, em principio, ao serviço da população em geral, mas no caso era transforma-lo num complemento ao empreendimento Marina Village, já que neste não foram exigidas as áreas verdes e de serviços. Seriam os clientes do Marina Village os grandes beneficiários da área de lazer projectada.
Ficando por realizar a totalidade do projecto de requalificação aprovado, onde estava previsto também um edifício, em forma de barco, com algum impacto para a zona, a Polis, a mando do péssimo ministro do ambiente, e a cumplicidade da autarquia, resolveram proceder à "requalificação da 5 de Outubro.
Mas será esta uma requalificação ou uma cagada?
A fazer-se uma requalificação séria, para além dos problemas que se têm levantado em torno da circulação e estacionamento automóvel, todas as infraestruturas  de aguas, saneamento, electricidade, telecomunicações ou de gaz canalizado, teriam de ser requalificadas. Daquilo que temos vindo a verificar apenas a rede de aguas pluviais está sofrendo ligeiras alterações, porque com a alteração dos passeios a isso está obrigada.
Sabemos que há comerciantes na zona que querem aumentar a potência dos seus quadros electricos mas não podem porque é necessário construir um transformador e a câmara não autorizou. Daqui a mais algum tempo, terão de levantar a calçada para proceder à requalificação das infraestruturas.
Já agora aproveitamos para lembrar que a câmara encomendou um estudo para a circulação e estacionamento automóvel que deveria estar concluído antes do final do ano, mas que pelos vistos já foi entregue, isto a fazer fé no comunicado da Polis que dá como garantido a circulação nos dois sentidos.  
Para alem da destruição da calçada à portuguesa e de um ligeiro alargamento dos passeios, que outro melhoramento se obtém desta requalificação? Uma cagada!
E assim se vai gastando o dinheiro extorquido ao Zé Povinho, mas cuidado que os coletes amarelos andam por aí.

1 comentário:

Anónimo disse...

Qual coletes amarelos qual quê. Depois de ter sido vacinado contra a violência o povo tuga não passa do blá blá blá. Os DDT sabem que por cá é só fumaça inconsequente.