quarta-feira, 10 de julho de 2019

OLHÃO: ANIMAIS DE DUAS PATAS NÃO CUIDAM DE ANIMAIS DE QUATRO!

Ontem, via redes sociais tomei conhecimento de que as instalações onde a ADAPO tinha os cães e gatos em convalescença de cirurgias, já não podiam mais ser usadas, porque apesar da boa vontade do proprietário que as disponibilizou durante bastante tempo, elas acabaram por ser vendidas. Assim a desocupação está eminente.
Entretanto a Associação contactou a Câmara Municipal de Olhão e a Junta de Freguesia que até há data ainda nada fizeram, demonstrando bem do apreço que têm pelos animais de estimação. Ainda se compreendia, mal, mas compreendia-se se fosse comigo, porque nutrem o mesmo tipo de sentimento.
Os animais errantes que há um pouco por todo o concelho são uma responsabilidade da autarquia, não havendo nessa matéria qualquer duvida, até porque não têm dono.
O parlamento aprovou legislação que não permite os maus tratos aos animais mas a autarquia parece não perceber o que são maus tratos. A falta de alimento ou de abrigo é uma forma de maus tratos e nesse aspecto a autarquia falha rotundamente. Talvez que se fossem os camaleões do Pina teriam direito a um tratamento diferenciado.
Bem pode dizer, o Pina, que deu um subsidio de pouco mais de quatro mil euros que não se livra da critica. É que a ADAPO para alem das campanhas de angariação de comida e outros, procede à recolha e tratamento de animais abandonados, alguns deles com patologias diversas e que obrigam a intervenções cirúrgicas que custam dinheiro. Está bom de ver que os quatro mil euros que a autarquia dá, não chegam nem para uma pequena parte daquilo que a Associação precisa, não para si, mas para um serviço publico cuja obrigação é da autarquia.
Não deixa de ser oportuno realçar o serviço prestado pela rede de voluntários que a Associação conseguiu criar, que veem agora o seu trabalho, esforço e dedicação frustrados.
No inicio do ano, procurando iludir as pessoas, a Câmara Municipal de Olhão, contratualizou os serviços técnicos para a elaboração do projecto do Centro de Recolha Oficial Animal do Município de Olhão, conforme pode ser visto em http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=5174059. Claro que toda a gente ficaria satisfeita se houvesse seriedade nestas coisas, mas clicarem no link para consultar o ajuste directo, verificarão que ele tem como prazo de execução três anos. Como andaria a construção civil se um projecto de obras levasse três anos para ser elaborado? Obviamente que não tem nada de serio, mas é a autarquia que temos e a sua crónica propaganda!
Entretanto, e como já foi por diversas vezes denunciado, não há qualquer programa de esterilização dos animais errantes e é vê-los reproduzirem-se sem qualquer controlo. Porque não dota a Câmara Municipal de Olhão a ADAPO dos meios necessários para, num prazo razoável, fazer um trabalho que é seu, da sua responsabilidade?
É caso para dizer que os animais de duas patas que gerem os destinos do Município de Olhão não querem saber dos outros de quatro!

Sem comentários: