terça-feira, 10 de março de 2020

PESCA DA CONQUILHA, UM ALVO A ABATER!

Com data de ontem. o IPMA, emitiu mais um comunicado que pode ser lido em https://api.ipma.pt/public-data/snmb_bulletins/0362020-ci_snmb-09_03_2020.pdf, que nos dá uma panorâmica da situação da captura da conquilha em todo o território nacional.
De forma resumida, a conquilha está interdita por contaminação por biotoxinas em todo o espaço nacional!
Compreende-se que por razões de saúde publica se condicione ou interdite a apanha de bivalves contaminados mas não deixa de ser curioso que não se acautele a situação de quem vive desta arte, particularmente num momento em que todas as organizações patronais apelam ao governo para disponibilizar verbas para a economia.
A preocupação do momento vai para as perdas em bolsa; para a quebra de receitas nalguns sectores e para todos eles se pede dinheiro e ainda agora a procissão vai no adro. Já quanto aos pescadores da ganchorra que levam há anos com sucessivas interdições que os impedem de governar a vida ninguém se preocupa. Dinheiro para quem enriquece à custa do trabalho de terceiros mas não há dinheiro para quem empobrece trabalhando! 
O que nunca foi explicado foi a origem das biotoxinas. Sabemos nós que elas existem no meio natural mas não de forma a constituírem problema. No entanto os episódios multiplicam-se, cada vez mais e com ciclos maiores. Porque será que as entidades publicas que dizem investigar ou estudar tudo, não se preocupam em estabelecer a relação da causa/efeito das biotoxinas?
Mais, porque razão os resultados analíticos diferem se forme feitos por laboratórios que fujam ao controlo do IPMA? E porque razão, bivalves que vivem no mesmo espaço e sendo todos eles filtradores, uns são contaminados e outros não?
Como explicar que os pescadores espanhois venham apanhar a conquilha nas nossas aguas e possam comercializa-las, porque não estão contaminadas, e as que pescadores portugueses apanham, no mesmo mar, já o estejam?
No ano passado, os pescadores da ganchorra estiveram mais de oito meses em poder apanhar conquilha: Quem alimenta as suas famílias? Terão de colocar os seus barcos na bolsa? 

Sem comentários: