domingo, 1 de maio de 2022

OLHÃO: O 1º DE MAIO E A GUERRA!

 Comemora-se hoje, ,mais um Dia Mundial do Trabalhador num contexto de possivel guerra mundial e por isso não nos vamos debruçar sobre o passado desse dia mas sobre o seu espirito, ou o que deveria ser.

A guerra em curso no Leste europeu, é uma guerra inter-imperialista, sendo o imperialismo a sua principal causa. Por isso convém esclarecer o que vem a ser o imperialismo. Trata-se de um politica de expansão e domínio territorial, cultural, económica e também militar de uma nação dominante sobre as outras, com o objectivo de conseguir matéria prima, mercado consumidor e mão de obra barata.

Quando alguns países formam blocos económicos e ou militares, estão a criar instrumentos de dominação sobre os países e muito especialmente sobre os seus Povos, procurando com eles provocar o seu empobrecimento e uma reserva de mão de obra barata.

Por outro lado, temos também a vertente da monetarização e as transacções internacionais, as quais têm vindo a fazer-se em dolares americanos, o que lhes permite gerir as elevadas dividas publicas com menores custos.

Quando alguns países produtores de petróleo ameaçaram com vender as suas matérias primas numa moeda diferente, foram ameaçados e passaram a alvos de guerra. Não podendo dizer-se que era a moeda a razão da guerra, inventaram, pelo menos num deles, uma grosseira mentira, a da existência de armas de destruição maciça, como foi o caso do Iraque.

Mas uma comissão da ONU viria a propor a criação de uma nova moeda para as transacções internacionais, como forma de acabar com a dominação através da moeda (o dolar americano), como se pode ler em https://forum.motorguia.net/off-topic/71378-stiglitz-propoe-criacao-de-nova-moeda-internacional-que-substitua-o-dolar.html .

Assim o dominio territorial assume particular importância sendo a guerra uma forma de exercer esse dominio, invadindo, destruindo ou ocupando países, mas trazendo consigo antagonismos, senão choques, entre os diversos  imperialismos.

Todo e qualquer bloco militar, por mais que dourem a pilula, não será mais do que instrumentos para a guerra e uma forma de dominação sobre os Povos.

Na sequência da  segunda guerra mundial, foi criada um bloco militar a Nato, dizendo tratar-se de uma aliança defensiva que em caso de ataque a um dos seus membros, todos os outros reagiriam em conjunto. Mas daí até ao conceito de guerras humanitárias ou preventivas vais uma grande distancia, passando essa aliança de defensiva a agressora como no Kosovo, no Iraque ou no Afeganistão.

Claro que no actual cenário, a guerra na Ucrania é sempre condenável e as suas consequências devastadoras, de nada servindo a desculpa da aproximação da Nato para as proximidades da fronteira com a Federação Russa, porque nenhuma das partes está preocupada com o bem estar dos Povos Ucranianos ou Russo, e menos ainda com todos os Povos do Mundo.

Também já deu para perceber que a democracia foi reduzida a eleições, e mesmo assim, se um governo eleito não corresponder aos anseios dos interesses dos USA, logo se arranja maneira dos seus serviços secretos criarem a intriga politica, fomentando a oposição. E não se coibirão de intervir num País onde possa surgir um processo revolucionário. Todos serão obrigados a seguir a logica do pensamento americano!

Devemos também lembrar que o Tio Sam tem em preparação um novo bloco militar para a zona da Asia /pacifico, procurando também nessa zona, dominar os Povos daquela região.

A desculpa é da ameaça que a China representa para a segurança da zona. Mas a dita ameaça não é mais de ser a a moeda chinesa a provável moeda para as transações internacionais de um novo bloco económico.

Tudo formas de imperialismo, sem qualquer beneficio para os Povos de todo o mundo.

E que devem fazer os trabalhadores de todo o mundo senão organizarem-se e lutarem contra a miséria, a fome e a falta de condições de vida que se perspectiva para um futuro próximo, recuperando o espirito do Dia Mundial do Trabalhador!

O imperialismo é a guerra. Morte ao imperialismo!

VIVA o 1º de Maio Vermelho!

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que os povos de todo o mundo acordarão? Esperemos que sim!