quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

ALGARVE, UMA REGIÃO DE POBRES!

 Embora já tenha alguns dias não deixa de ter menos importância a noticia trazida a lume pelo Região Sul online que pode ser lida em https://regiao-sul.pt/sociedade/maiores-indices-de-pobreza-estao-em-tras-os-montes-e-no-algarve-estudo/608788?swcfpc=1.

Vá lá que não somos nós a dizer mas sim o Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças que elaborou o relatório sobre os maiores indices de pobreza, e também de riqueza, do País.

De todas as regiões do País é o Algarve e Trás os Montes onde mais se acentuam as desigualdades. Porque estamos no Algarve, é essencialmente sobre ele que nos debruçamos.

O concelho campeão na quebra de rendimentos é o de Albufeira, quem diria, e isto por causa da sazonalidade do turismo e dos baixos salários praticados.

Ainda que o estudo apresente outras actividades económicas associadas ao turismo como contribuindo para essas desigualdades, não refere outras que para alem da sazonalidade tem outros problemas associados.

Estamos a falar da agricultura, intensiva ou super-intensiva, das monoculturas onde a sazonalidade está resumida ao periodo de colheita e com elevado impacto no consumo de agua e erosão dos solos.

Queixam-se os empresários da falta de trabalhadores mas esquecem-se dos baixos salários que pagam, razão pela qual nenhum europeu, com excepção talvez os de Leste, aceitar trabalhar, já que o que recebem não lhes dá direito a uma vida com o minimo de dignidade.

Estando nós num concelho em que o presidente da autarquia aposta todas as fichas neste sector, quando o que resta do sector produtivo está em decadência, com comparticipação das entidades publicas, será facil perspectivar um futuro sombrio para a população residente, com trabalho no Verão e desemprego no resto do ano. 

Miséria em cima de miséria! E ainda há quem defenda este tipo de desenvolvimento, que não tem a minima preocupação social mas somente a ganância do lucro.

Cabe ao Povo de Olhão e de todo o País rejeitar as propostas de desenvolvimento desenhadas pelo poder politico sob pena de condenarem os seus filhos e netos a uma vida de miséria.

2 comentários:

Unknown disse...

You have comments and articles and a lot of things, but not a word or mention of immigrants from Nepal who were attacked. Its time you do a story on this. Let people respond and give their opinion (even if bad opinions). This needs to be covered and your blog is the perfect place for it. I'm the child of portuguese immigrants abroad, I know what it was like when I couldn't speak the language, since my parents spoke portuguese at home. Do these kids know that portuguese people are all over the world? There is a lot of xenobia in Olhao, let people speak here and so we can expose the good and the bad so all could share what they stand for. Unfortunately there will be a lot of negatyvity, but hiding it doesn't help. I'm returning to Olhao in the next few years,and I want to know what people think before I move here. Those who deny racism exists in Olhao, well lets see what they write....

Nuno disse...

Algarve is really a wonderful destination. I recommend everyone to visit the Algarve. Best places to stay in Algarve.