quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

OLHÃO: ARTE ALARGADA?

 Tem vindo a ser divulgada a nomeação do Arte Larga para o Iberian Festival Awards como se tal nomeação tivesse sido fruto do conhecimento do evento. Nada mais enganoso mas também já estamos habituados às matreirices da autarquia.

Um dos principais, senão mesmo o principal organizador, deste festival é a Associação Portuguesa de Festivais de Musica, que convencionou um regulamento para as candidaturas.

Foi a autarquia quem candidatou o evento, inscrevendo-o, pagando a respectiva inscrição, não sendo ao acaso a sua "nomeação" apesar de se submeter a uma analise prévia.

Ao olharmos para a publicitação desta extraordinaria nomeação, desconfiamos que algo se passa.

Tentar transformar o Arte Larga num evento de natureza internacional através de uma tal "nomeação", é uma forma de desvalorizar um outro evento, esse sim, notoriamente de nivel internacional, até pelos participantes, como era o Poesia a Sul. Por outras palavras, o que está na forja é a preparação para "enterrar" o Poesia a Sul.

Claro que tal só acontece com o apoio do presidente, não nos parecendo que o vereador com o pelouro da cultura tivesse poder suficiente para acabar com aquele evento.

Embora não seja um apreciador de poesia não posso deixar de reconhecer o mérito do Poesia a Sul, mas como em tudo o que surge do nada, a autarquia tenta abocanhar para mais tarde deixar cair. Tendo sido essa a prática.

E já agora acrescentarei que tambem não sou apreciador do Arte Larga, não lhe vejo a qualidade que tentam apresentar.

Mas não brinquem com isto, promover um evento para acabar com outro já reconhecido. É que se fizessem a mesma propaganda do Poesia a Sul, tal vez que atingisse outra notariedade tanto a nivel nacional como internacional.

A largada da arte é para pescadores quando se fazem ao mar! 

Sem comentários: