segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Turista Alemão morre afogado na ilha da Fuzeta.

Hoje um turista alemão morreu afogado na Ilha da Fuzeta a 150 metros de uma area concessionada numa praia de bandeira azul.
Será que uma praia altamente concorrida como foi a Ilha da Fuzeta este ano, se pode limitar a ter 2 nadadores salvadores, numa vasta extensão de milhares de metros de areal? É assim que se pretende atrair turistas, poupando uns milhares de euros,na contratação de mais um ou dois nadadores salvadores de modo a impedir mais tarde ou mais cedo,aquilo era de prever,que mais dia menos dia iria acontecer um acidente mortal?
Quando se publicita que temos as melhores praias do país,e atraímos centenas de milhares de turistas a essa praia, temos de dar condições de segurança a esses turistas,e não podem ser só os concessionários a arcar com as despesas com os nadadores salvadores.
Toda a gente vai lavar as mãos como Pilatos, dizendo que o turista morreu numa praia não vigiada, mas a impressa alemão é que não irá na conversa e irá investigar as causas da morte,por afogamento de um cidadão Alemão.
Há mar e mar há ir e voltar. Há dinheiro para as motos 4 andarem por cima das dunas do cordão dunar da Ria Formosa, a destruir a fauna que devia ser protegida, mas não há dinheiro do ISN, para a contratação de mais nadadores salvadores.

13 comentários:

Anónimo disse...

Realmente milhares de pessoas e dois nadadores é insuficiente para a quantidade de turistas que frequentaram a ilha da fuzeta este ano.
assim como insuficiente são os 2w.c. que despejam para a ria formosa.

Anónimo disse...

se os nadadores salvadores estivessem em plataformas elevadas podiam ter visto e socorridoo alemão a tempo.

Lima disse...

Em que circunstâncias morreu o Turista? ficou sem pé e não sabia nadar? sofreu alguma paragem cardiaca? antes de nos atirarmos ao Leal era bom saber estas coisas, para ver se houve culpa, e de quem, e saber se no futuro isso poderá ser evitado.

POLVO do ALGARVE disse...

PELA DESTITUIÇÃO DE VALENTINA CALIXTO em
http://polvodoalgarve.blogspot.com

patos morrem na etar disse...

Ria Formosa: Dezenas de patos mortos, talvez por bactéria

Dezenas de patos estão a aparecer mortos na lagoa de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) entre Faro e Olhão, na Ria Formosa, o que pode estar a ser causado por uma bactéria que existe na natureza.

Os sintomas apontam para botulismo, uma intoxicação que tem origem numa bactéria presente no solo e em alimentos contaminados, disse à Lusa Fábia Azevedo, coordenadora do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS).

Desde o final de agosto que têm chegado àquele centro de recuperação uma média de dez animais por dia, num total de 125 aves, na sua maioria patos, dos quais cerca de metade foram salvos, acrescentou a coordenadora do RIAS.

Diário Digital / Lusa

curioso disse...

quem é que aqui já falou em leal?
o Srº Lima consegue ler coisas onde não estão.
o que o Lima devia questionar era se os nadadores salvadores são suficientes para a extensão de praia.e se o isn tem lá nadadores salvadores,ou se só lá estão aqueles que são contratados pelos concessionários e que fazem ao mesmo tempo de empregados das ditas concessões abrindo colocando camas e para os que vão alugar esses prazeres nas concessões.
as torres em altura desapreceram e os nadadores salvadores em vez de estaremm no alto para observarem tudo estão consignados à sua area de concessão.
outra coisa qwue o Lima devia questionar era quanto tempo esteve o infortunado turista alemão, à espera de ser reanimado,como veio para terra? e quanto tempo demorou a chegar à fuzeta. o barco do isn da fuzeta funciona ou não?
convidar as pessoas a frequentar uma paria de bandeira azul e depois não haver condições de reanimação a tempo dessas pessoas é grave,ou só querem a bandeira azul para venderem bem os apartamentos na zona ribeirnha da Fuzeta,construidos a 30 metros da agua.
olhe Lima no tempo da outra senhora não se podiam construir edificios a menso de 50 metros do maior preia mar .
o que é certo é que um turista alemão morreu na ilha da Fuzeta, e isso é grave para a familia do infeliz alemão mas também o é para o turismo algarvio,no mercado alemão.

Lima disse...

Ao curioso!
Os nadadores salvadores que eu tenho observado nas praias, não passam de uns meros estudantes, despreocupados, sem craveira profissional, e que se nota que só estão ali para ganhar uns "cobres",é sabido que numa emergencia a maior parte deles, nem sabe o que fazer, e até duvido que tenham tirado algum curso de formação sério. as pessoas é que têm de ser responsáveis, e não correr riscos desnecessários, porque quanto mais rapazotes destes nós puzermos nas praias, mais temos de lhes pagar, e eu por mim não estou disposto a pagar mais impostos.

Anónimo disse...

Moço a praia até está bonita assim, voces só sabem é creticar. O alemão foi por os tomates de fora para uma zona onde não esta ninguem vejam la se querem um nadador para cada turista la no país dele tera um policia para cada portugues que fizita a alemanha

Anónimo disse...

ó lima mas paga já impostos para os senhores do isn andarem de moto 4 ede todo o terreno em cima das dunas do cordão dunar a destruir a natureza que eles pregoam defender.

Anónimo disse...

esse lima é cá um cromo,os autores do o0lhão livre há 4 ou 5 artigos que não falam do leal e vem agora o lima dizer para não colocarem as culpas ao leal.mas será que o leal não tem culpas no cartório?pois só faz é mandar turistas para a ilha da fuzeta mas as condições de segurança estão em Larache.

Lima disse...

Ao Sr. Anónimo das 22:17/22:20

Concerteza que as moto-4 deveriam ser banidas das praias porque são um contrasenso, e quando penso que isso é feito com os meus impostos dá-me assim como uma bertueja na barriga, Mas o que se pode fazer contra a estupidez?

Anónimo disse...

Isto acontece porque as concessoes nao querem gastar dinheiro, pois existir uma praia com bandeira azul e cheia de pessoas é inademissivel, os nadadores salvadores têm a formaçao que baste para saber fazer os primeiros socorros, quem tem formaçao avançada é o INEM, estes sim, devem se dirigir logo ao local. A funçao do nadador é vigiar a praia e resgatar a pessoa para terra. Essas PESSOAS que nao sabem disso deverão se informar, e outra coisa, mesmo como disse, estamos ali para ganhar uns cobres, nao para sacrificar a nossa vida pelos outros que nos tenham desobedecido.

Anónimo disse...

Reparei agora neste post.
Peço que o corrijam: o turista que faleceu entrou na àgua numa zona não vigiada,desrespeitando a bandeira vermelha.
Os nadadores salvadores fizeram tudo ao seu alcance para o resgatar, mas dadas as condicoes Do Mar, tal nao foi possivel.
Em relacao ao numero De nadadores salvadores, estavam na praia 4 nadadores, 2 por cada concessao, numero exigido por lei.
Deviam informar-se melhor antes De colocar estas atoardas, até porque se perdeu uma vida humana.