quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

C.M.Olhão aposta nas Zona Humidas Degradadas!

Hoje é dia Mundial das Zonas Húmidas

As zonas húmidas são dos ambientes mais produtivos do mundo, considerados reservas naturais de diversidade biológica, proporcionando sistemas de apoio à vida de grande parte da humanidade, cumprindo funções ecológicas fundamentais, regulando os regimes hidrológicos e a sua riquíssima biodiversidade.
As Zonas Húmidas contribuem para uma estabilidade climática, devido ao seu papel nos ciclos globais de água e carbono, constituindo assim um recurso de grande importância científica, económica, cultural e recreativa, que se deve preservar a todo o custo.
Em Olhão temos estes exemplos da não preservação das Zonas Húmidas.
Mais palavras para quê? As fotografias são reais e tiradas em zonas húmidas do concelho de Olhão.

51 comentários:

POLVO do ALGARVE disse...

Barra da Fuzeta: E agora Valentina? em :
http://polvodoalgarve.blogspot.com

Laurinda disse...

É uma triste realidade essa que o vosso blog mais uma vez denuncia,mas isto AINDA É POSSIVÉL?
A RIA ESTAR NESTE ESTADO DEPOIS DA RIA FORMOSA SER CONSIDERADA UMA DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL?
NEM DÁ PARA ACREDITAR.
AS ENTIDADES RESPONSAVEIS,COM A CCDR E O ICNB NÃO FAZEM NADA? ESGOTOS E COLECTORES DE ESGOTOS A DESPEJAR EM ZONAS DA ZPE DA RIA E NADA ACONETECE?
LI NO OUTRO DIA QUE QUERIAM CERTIFICAR A AMÊIJOA E OUTROS PRODUCTOS DA RIA, MAS COMO? COM ESGOTOS A DESPEJAR DIRECTAMENTE NA RIA ?????

To Rico disse...

Esses prédios que estão construídos na zona ribeirinha da Fuzeta,onde está o aterro, não são de familiares do Leal???
É que a Capitania foi lá embargar a obra pois estava dentro de agua,mas depois a CMO deitou umas carradas de entulho e a obra continuou,aliás o entulho ainda é visível nas foto, em vez dos prédios ficarem dentro de agua,depois do aterro estão só a 15 metros da agua.

Anónimo disse...

Pouca vergonha o que se faz em Olhão!

M.Sabine disse...

Parabéns sempre em cima do acontecimento!

SOS Ria Formosa disse...

No dia certo,um artigo certo.
Eu já fiz a minha parte ontem ao comentar no publico.

Anónimo disse...

A hipocrisia ambiental continua,será que foi por causa destas fotografias que a ria-formosa foi considerada uma das sete marivilhas de Portugal ? Como é possivel alguns responsaveis da camara darem entrevistas a dizerem que são pessoas preocupadas com estas questões do ambiente,e depois na pratica aterram zonas humidas e autorizam colectores de esgotos na ria ? assim como construções de prédios praticamente dentro da ria na Fuzeta,a maré só não invade estes porque em redor construiram muros.
Os maiores cegos são os que não querem vêr a realidade.

Pimpão Fuzeta

Anónimo disse...

isto são fotomontagens.Neves

Anónimo disse...

Então há uma lei para multar que joga entulho na Ria Formosa,a CMOlhão é apanhada a descarregar entulho numa zona húmida,com um camião da autarquia, e não é multada???
mas que raio de país é esse,onde as autarquias não cumprem alei????

Corruptos ? não mas parecem! disse...

Montagem deves ter tu na tua cabeça ó Neves,para defenderes os teus donos,de crimes que estão à mostra de toda a gente!
era bom que fossem montagens,mas infelizmente é a realidade dos autarcas que temos,que só pensam em negociatas em proveito próprio,ou para colocar familiares em lugares da administração publica como acontece no dia a dia.

L.Rocha disse...

Se tem provas que a C.M.Olhão, desejou entulho em espaços do Parque Natural da Ria Formosa,as autoridades só tem de multar a CMOlhão por esse motivo,caso não seja multada, é um incentivo para que o cidadão comum faça o mesmo.
É assim num país de direito,não é?

Que parva que sou disse...

Que Parva Que Sou.
Nova musica de protesto dos Deolinnda
Aqui fica a letra.
Sou da geração sem remuneração
e não me incomoda esta condição.
Que parva que eu sou!


Porque isto está mal e vai continuar,
já é uma sorte eu poder estagiar.
Que parva que eu sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração ‘casinha dos pais’,
se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou!
Filhos, marido, estou sempre a adiar
e ainda me falta o carro pagar,
Que parva que eu sou!
E fico a pensar
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração ‘vou queixar-me pra quê?’
Há alguém bem pior do que eu na TV.
Que parva que eu sou!
Sou da geração ‘eu já não posso mais!’
que esta situação dura há tempo demais
E parva não sou!
E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.
Que parvos que somos diria eu, para conseguirmos aturar governantes como Socrates e Cavaco,com processos burlescos ao estado e que continuam no poder.

Maria disse...

De acordo com o comentador anterior no que se refere à canção dos Deolinda as pessoas são conformistas: "Há alguém bem pior do que eu na TV".
Se todos os que não foram votar se manifestassem ou de alguma forma participassem numa revolução seria mais de metade do país (do eleitorado) a manifestar-se, isso fazia mossa, não? Mas as pessoas não querem, não têm interesse. Na minha opinião não foram ensinadas a pensar.

Scopia disse...

E este caso de poluição em Olhão por parte das CMO está à vista de todos, é impressionante como ao lado doa prédios da Fuzeta estão imensos tijolos partidos a fazer de entulho e que vão acabar por ficar na Ria. E assim se danifica aos poucos a nossa Ria Formosa que mais dia menos dia passa a ser Vergonhosa.

SOS Ria Formosa disse...

A CMOlhão e o seu presidente só fazem estes crimes porque as autoridades responsaveis como a CCDR O ICNB e A GNR,e a ARH, permitem.
Pois as leis para os cidadãos são as mesmas leis para as autarquias.
Sóque a justiça ao não julgar esses criems está a pactuar com eles e a isso chama-se CORRUPÇÃO,pois está-se a favorecer alguém por ser presidente da CMO.
Há que denunciar essa gente,e os crimes que cometem por todo o lado.

Anónimo disse...

estas imagens sõa falsas são montagems....
pois as reais ainda estao pior

Anónimo disse...

ó anónimo das 12.56 então manda lá as reais que os autores do Olhão livre publicam

Anónimo disse...

sÃO MONTAGENS SÃO.MONTADO ANDAS TU

Orlando disse...

nem queria acreditar que essas imagens eram a nossa realidade,por isso hoje de manhã fui ao T, a maré estava vazia,e no cais de embarque para as ilhas da Armona Farol e culatra constatei que uma das fotos não eram invenções, eram a triste realidade,pois vi os esgotos a correr para a ria,e as aves a comer os dejectos humanos que de lá saiam.
Quando será que os nossos autarcas tem vergonha, e acabam com essas descargas venenosas?
Ou pensam que os turistas gostam de visitar cidades porcas, com essas descargas, para um sitio que devia ser protegido?

Anónimo disse...

Para alguns timidos comentadores entre eles o Srº Neves que timidamente diz " fotomontagens" devem ter um acessório qualquer na frontal que desfocaliza as fotografias reais.Mas já nos vamos habituando ás irreais observações dos Neves e outros parasitas locais,que só não vêm mais longe por causa dos" entreolhos"isto é um acessório que os burros usam nos olhos para não olharem para o lado !e seguirem sempre em frente !
espero que os fotomontagens tenham percebido !

DX

Anónimo disse...

Que o Leal não queira saber nada da Ria até se pode compreender ois negócios dele como presidente em vez de ser defender os cidadãos é proporcionar alguns terrenos da CMOlhão para que os patos bravos e especuladores imobiliários construírem hoteis e apartamentos em cima de uma antiga estrumeira da CMOlhão.
Agora o papel dos dois vereadores Antonio Pina e Carlos Martins que tem viveiros de ostras na Ria Formosa e que recebem subsidios da União Europia,para tal,esses dois vereadores devia ser os primeiros a querer que os esgotos que saem directos para a Ria acabassem.
Além de queo vereador Carlos Martins at+é sabe como é que são feitas, essas descargas de esgotos assasinas para a Ria ,pois utilizam utilizando linhas de agua,para tal.
Carlos Martins até tem um pai que tem viveiros de amêijoa e toda a vida se queixou,que as amêijoas morriam,agora que foi para vereador até do pai se esqueceu.
Essa gente só foi para vereador para ficar cada vez mais rico e arranjar sociedades ,e prevenir o futuro quando sairem da vereação.

Anónimo disse...

esses bois que vão para as camaras é só para arreanjarewm maneira de enriquecerem e arranjar unstachos pra familia e amigos.
investigue-se os familiares dos vereadores e verão onde estão colocados até o filho do vereador alberto almeida do psd, tem tacho na CMO.
é fartar vilanagem, roubem enquanto a vaca dá leite, pois a mama está a acabar

Anónimo disse...

Este país não tem futuro,nem que pintem os cenários da côr que quiserem entre eles o côr de rosa.Quase todos os portugueses de uma forma o estado foi-lhe aos bolsos,seja com o aumento de impostos,ou no corte das prestações sociais,quase todas as familias foram afectadas,pensava-se que era para todos o sacrificio exigido.Puro engano,afinal temos 230 intocáveis deputados,houve alguem do PS e bem na minha opinião neste caso Jorge Lacão,Ministro dos assuntos parlamentares que disse estar sensivel á redução para 180 o numero de deputados,(O NUMERO QUE ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO)o PSD está de acordo.Então não é que os partidos quase todos,BE/PCP/CDS/PS acham isto um escandalo,pôrra quando toca a mexer com os intocaveis aí pára,que os sacrificios é sempre para os mesmos.Ora sendo eu como professor um dos afectados no meu vencimento em cerca de 220 euros,que bastante falta me faz,que pensar quando vejo atitudes destas ?Reparem é que ao reduzir o numero de deputados,nem o principio da proporcionalidade era posta em causa como alguns iluminados atiram em desespero de causa.É realmente um contracenso da oposição e de alguns acomodados do PS ,PEDE-SE AO POVO QUE REDUZAM SALÁRIOS,MAS REDUZIREM O NUMERO DE DEPUTADOS QUE CUSTA MILHÕES AO PAÍS JÁ´´ME .

Um professor

Anónimo disse...

Para o Snrº Orlando e outros,
Se a mentira fosse fogo,alguns estavam a arder,o esgoto do " T"
como lhe chamam está tapado com uma tampa de ferro e vedado,não deita rigorosamente nada para a ria,vão lá verificar.Agora se querem aldrabar as pessoas com invenções não é correcto,atenção que só me refiro a este cano junto ao cais de embarque para as ilhas,vão lá ver seus mentirosos.


Neves

Anónimo disse...

O Neves é zarolho. O homem esteve no cais do T mas só viu o cano que vem do IPIMAR, esse sim tapado com uma tampa preta, mas que abre quando se trata de fazer alguma descarga. Três metros ao lado está um cano em betão que dava para meter muitos Neves a beber a limpida agua que dali sai. Sr. Neves quando deixa de ser parvo e admite que alguma vez o poder socialista de há 35 anos possa cometer erros? É que a defesa que vem fazendo dos calhaus iguais a si, a cada dia que passa, vai ficando mais dificil de fazer e incoerente. Não seja ridiculo. Creio que qualquer pessoa de bom senso não viria para aqui denunciar situações que a todos atingem mas que a si e aos comparsas parecem nada dizer. Trate-se, que bem precisa.

Anónimo disse...

o cano preto que está tapado não vem do ipimar mas sim do parque subterrâneo do pingo doce,pois nas obras descobriram um olho de agua doce, e em vez de aproveitarem para a rega a CMO tem uma bomba que dispara e manda a agua para a ria.
Chama-se a isso INTELEGÊNCIA!
o Neves que diz que não existe esgoto deve ser cego e não tem cheiro, pois em maré vazia aquilo é um fedor a merda,que até dá náuseas.

pires.m disse...

mom mas não é a arh que tem de limpar os ribeiros????
ou a arh só sabe pedir o dinheiro de 10 anos atrazados aos viveiristas?
também não é a arh que tem de multar a cmo por esta, ter colectores de esgotos no leito da ria e nos leitos das ribeiras?

SOS Ria Formosa disse...

governo e Humberto Rosa hipócritas.

D.Quixote delapina disse...

Parecer da Provedoria da Justiça dá razão a António Pina no regresso à ERTA
O ex-presidente da ERTA quis voltar à presidência deste organismo a custo zero, mas a Caixa Geral de Aposentações não autorizou.

A Caixa Geral de Aposentações recusou, mas a Provedoria de Justiça diz que este organismo não tem competência para se pronunciar nestes casos.
retirado do barlavento on line
para quem dizia que o srº Pina ia ser o próximo presidente da CMO aqui está o sitio que o homem quer mesmo,e a nossa justa justiça decidiu logo está decido.

Anónimo disse...

ou deixam de falar de mim ou ponho a boca do trombone.
A.P.

Anónimo disse...

com que então novamente turismo?
também é melhor pois pelos estudantes pela acaso e pelas transparência na empresa municipal mercados de olhão tem feito muito pouco.
e ainda vem com ameaças,realamente; ainda deve ser resquícios de quando era do MDP/CDE,e depois se andou a oferecer ao PRD até que encontrou um partido quue lhe desse tacho a sério.

SOS saúde disse...

até na saúde querem poupar.

Anónimo disse...

Relações Portugal-Alemanha vão de vento em popa: Alemanha envia jovens delinquentes para Portugal e em troca Portugal envia os melhores cérebros para a Alemanha
Por António Marques

A balança Portugal-China pesa para o lado chinês, que em 2010 exportou para Portugal só em árvores de Natal de plástico e Pais Natal mânfios que trepam janelas na época das Festas, o equivalente ao total das exportações portuguesas para a China.

Já as relações com a Alemanha nunca viram melhores dias, como explicou Sócrates ao IP: “ Há um intercâmbio frutuoso de cidadãos dos dois países, os alemães mandam para Portugal a escumalha que não querem e os portugueses mandam para a Alemanha os melhores cérebros! Não posso fazer nada, a Autoeuropa era 10% das exportações portuguesas, agora já é 97%! E se levanto cabelo, a Merkel atiça-me o FMI! Temos de ver o lado positivo, os alemães são tão brilhantes, que até a jovem escumalha alemã será mais produtiva em Portugal que a juventude decente portuguesa! Se ficarem cá, daqui a uns anos, a escória alemã será 15% do PIB nacional! “
roubado ao inimigo publico.

alguns desses jovens delinquentes alemães, estão no concelho de Olhão sem que o estado e segurança social façam alguma coisa .

Anónimo disse...

Boas,

Falem de coisas concretas e não de situações que se tornam repetitivas...

Então aqui vai,

Desde o inicio da semana o porto de recreio está entregue a um consorcio. Esse consorcio é composto pela CMO, pelo Real Marina, pela Quinta dos Poetas e por mais alguns empresarios da praça ou melhor ligados ao PS... tais como o Jorge Ferreira e outros.

Pergunta: Não será mais um montão de tachos, que se vai criar para os boys!!??

Eleitor atento

D.Quixote delapina disse...

Podemos dromir descansadinhes e em paz pois Olhão tem mais 8 bombeiros.e além disso descobri mais um motivo para dromir descansadinhe é que o Homem responsavel pela nossa segurança é Antonio Pina o presidente da protecç~~ao civil dólhão.
há coisa benitas não há?
os bombeiros é que não podem dromir lá muito descansades pois além das promessas do novo quartel não sairem do papel o quartel actual está em ruinas e cheio de telhas de amianto que provoca cancro.
mas enfim é o que temos, pois houve 1 milhão para dar ao sco mas não houve dinheiro para a construção do novo quartel de bombeiros e nem tão cedo vai haver.
Na spróximas eleições lá virá a promessa de construir o novo quartel pois já faz parte do habitual como o parque radical que já tinha sido adjudicado mas que parece que o empreiteiro fugiu com o dinheiro como nas obras das praças.há roubos esquisitos não há???

Anónimo disse...

coitados nem sabem onde se vão meter.
e o c-martins como é que entra nessa jogada? ou só vai o socio encapotado?

Anónimo disse...

então a cmo agora também gere portos de recreio???
que pagava a segurança desse porto e o IPTM recebia as rendas já nós sabíamos mas agora sociedade com o hotel só vem confirmas o turbinoso negocio do Hotel.
o chato chato, é que os clientes do hotel estão em larache.
e agora para correrem com os pés descalços do porto de recreio, estão lixados.
até o agora adminstrador da fesnima, tem lá lugar por ecomenda,pois quando trouxe o barco da espanah para olhão havia uma lista de espera com mais de 200 nomes mas ele passou à frente de todos,por ser vereador da CMO.
bate orelhas

Anónimo disse...

Mosse ó bate-orelhas até parece que sabes tudo,mas tu não sabes é quem é o sócio mistério dessa sociedade que vai gerir o porto de recreio,mas vou-te dar uma dica, sabes essa personagem, já foi em tempos vereador, e agora anda muito calado, mas sempre amigo do pai da dita cuja.C.Martins

Anónimo disse...

esse personagem mistério é o mélinhe, aliado ao luis coelho,ex-presidente da CMFare ou não fosse este ano o ano do coelho.
é fartare vilanagem roubem enquanto a vaca der lête.

Anónimo disse...

Atao na sabem quem manda no novo porto de recreio que e assim que se chama, nao e como enchem a boca a dizer Marina, e o Carlos Martins o Socio e o grupo de amigos deles, sao os grupos deles, sao os grupos instalados e bem instalados, que querem controlar Olhao, mas quando o Santana Lopes chegar que se cuidem, falavam mal do Leal agora os boys querem tudo, eles comem tudo e nao deixam nada

Anónimo disse...

O Carlos Martins ficar de fora nem pensar o homem tem que lamber os tachos todos

Anónimo disse...

Ponham-se na fila moços que ta gente em monte para o Apoio de praia da nova praia dos Cavacos

Anónimo disse...

Acordem que vai aparecer independentes para as eleiçoes autarquicas.

Anónimo disse...

Socrates em Bruxelas diz acreditar que a Europa sairá mais forte da crise.Sobre a Europa não sei,mas certo é que os especuladores,bancos usurpadores dos bens publicos e ladrões dos direitos laborais sairão com mais alguns milhões de euros nas suas contas,e já se sabe para que alguns ganhem milhões é preciso que milhões sejam vergastados pela "AUSTERIDADE "precisamos de uma nova revolução tipo ruas do Cairo aqui Mubarak esperneia é que Bruxelas faz uns votos pios de boa transição.Como na Tunisia,tambêm no Egipto o partido do Ditador é da internacional Socialista,percebem agora o embaraço da União Europeia e dos Socrates de serviço.Aqui no nosso burgo continua a falta de Spread de moralização até diria uma higienização dos balanços das empresas municipais sorvedoras dos nossos impostos,ninchos de tachos e panelinhas,corrupios partidários aonde o PS não é mais que uma agência empregadora para socios da mãozinha,e não por Acaso que nós (alguns)embora já com cabelos brancos e alguma falta de vista os vemos passar e a passear.

DX

D.Quixote delapina disse...

o jornal brisas do sul vendeu a alma ao diabo e passou-se para o ps.
tanto mal falou e agora depois de ameaçado com uma acção em tribunal e de uns favores voltou o bico ao prego e traiu o vereador j.valério.
cá se fazem cá se paguem,o srº pina já teve direito a duas paginas.

Anónimo disse...

Não tem personalidade/caracter.

Anónimo disse...

sempre pensei que esse gaje do brisa andava à procura de tache,e pelos vistos não errei muito.
o pilim ainda faz correr muita gente nem que tenham de vender a alma ao diabo

Anónimo disse...

foi só correr com o drº Lourenço Mendoça, e entregar-se às mãos do polvo socialista,pois o dinheiro abunda por esse lado.
como sempre á gente que por dinheiro faz tudo, até vender a alma ao diabo.

Anónimo disse...

Verdades DX.Mas também se constata que este povo tem preferido a paz das ovelhas;tem bastado alguns cães bem amestrados para conduzir o rebanho; deixamos de ser o tal povo com coragem para dizer "ASSIM!!!? - NÃO".Drogaram-nos com um vemeno rótulo "democracia" para vilipendiarem em completa impunidade.Quem reagir será logo considerado terrorista,facista,comunista,anti-democrático,crimionoso para pena máxima...Refinada máfia que abafou este povo.

Anónimo disse...

O grupo parlamentar do PS quer que o Governo torne obrigatória a inclusão das análises realizadas ou em falta à qualidade da água e respectivos resultados na factura, bem como a sua disponibilização na Internet. Essa recomendação é feita ao Governo num projecto de resolução subscrito por catorze deputados socialistas, entregue sexta-feira na Assembleia da República. O projecto defende «que todos os consumidores tenham acesso directo aos resultados da qualidade da água que bebem».

factura da agua disse...

para ver se cumprem a lei.