quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A triste realidade do Porto de pesca de Olhão.E a grande aposta no Mar .

O Porto de pesca de Olhão, mais parece um Porto de pesca de um país do 3º Mundo tal é o estado de abandono que tem estado desde há décadas a esta parte.
Quem tem a responsabilidade desse porto é o IPTM, que lança esgotos tóxicos não tratados para dentro de agua da Doca de pesca, e consequentemente para a Ria Formosa, agua essa que serve para a lavagem das embarcações de pesca e para a descarga do peixe das traineiras.
Além desse crime, o IPTM não cumpre a missão de manter o Porto de pesca em condições de segurança, para quem lá exerce as suas profissões, o pavimento mais parece que sofreu um bombardeamento, tal o Nº de crateras e a dimensão destas, crateras essas, que foram tapadas à presa, no principio da semana, imaginando que a ministra Assunção Cristas se lembrasse de visitar o Porto de Pesca de Olhão.Mas as condições de segurança não se ficam por aqui as escadas as que não estão partidas estão ensebadas, com a gordura do peixe que sobra e é jogado para dentro da doca de pesca,os postes de iluminação a maior parte ou não acende ou estão destruídos ou caídos no chão, Bóias para se alguém cair ao mar nunca existiram ,tomadas de corrente eléctrica para se for necessário fazer alguma reparação numa embarcação é coisa que não existe,e normalmente os armadores pedem aos fornecedores de combustível uma extensão para usar.
Casas de banho só existem na lota, mas há trabalhadores da doca pesca que nem sequer podem entrar na lota, como é o caso dos descarregadores de peixe,e dos motoristas dos camions, que fazem as necessidades fisiológicas para dentro de agua, ou atrás de algum camião abandonado.
Responsáveis da Docapesca tem por vezes o desplante de dizerem a alguns armadores não irem ao mar ao Sábado, pois não tem pessoal para trabalhar, depois das 16 h.
Perante esta triste realidade, o que dizer da aposta do Mar que tanto se fala?Só espero que a aposta no Mar, não seja, mais do mesmo e que a pesca continue ao abandono, e a ser destruída como tem sido destruída pelos sucessivos governo, até hoje.
Se duvidas tiverem sobre o assunto, convém fazer um passeio até ao local para verificarem com os próprios olhos, caso contrário esperem que em breve sairá neste blog um conjunto de fotos sobre o Porto de Pesca de Olhão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só faltou dizer que esta doca está assim porque as associações de armadores e as cooperativas não fazem nada pois estão todas "compradas" e silenciadas pelo presidente da CMOlhão Francisco Leal.