quarta-feira, 24 de setembro de 2014

RIA FORMOSA: VAMOS DEIXÁ-LA MORRER?



A Ria Formosa é um espaço lagunar, eco-sistema rico em biodiversidade, que serve de maternidade de diversas espécies piscicolas, algumas de valor acrescentado, bem como zona de produção de bivalves.
A Ria Formosa foi classificada como Zona de Protecção Especial, Sitio de Interesse Comunitário, abrangida pela convenções de Ramsar e de Berna e como tal integra a Rede Natura 2000.
A Ria Formosa está abrangida pelos Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa e pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira.
A Ria Formosa, é composto pela margem terrestre, e a margem oceânica é composta por ilhas barreira ficando no meio uma vasta zona de sapal.
Apesar dos seus recursos naturais, a Ria Formosa é encarada pelas diversas entidades publicas que tutelam este espaço, apenas do ponto de vista do turismo, não respeitando minimamente os valores ecológicos, ambientais e sócio-económicos presentes.
Afectada por fontes de poluição com origem em entidades publicas que se encobrem umas às outras, omitindo e mentindo, e destruindo uma parte muito significativa das actividades tradicionais e  de grande valor sócio-económico.
Mas o que nos trás hoje aqui, não é a poluição, mas a degradação do cordão dunar, particularmente na zona de Cacela Velha, apresentando imagens do passado e do presente para que os nossos leitores possam fazer a comparação. Em cima temos uma imagem antiga, antes da abertura aberta por encomenda, e as restantes duas tiradas muito recentemente e que fazem parte de uma colecção maior.
Poderíamos, e daqui lançamos o apelo aos moradores da Praia de Faro que nos enviem imagens do passado e presente da sua Praia para fazermos o mesmo tipo de trabalho.
As ilhas-barreira, tal como o nome indica, são uma barreira natural contra o avanço das águas, nomeadamente em situação de vendaval. 
Em regra, o nível da margem terrestre não assegura que numa situação de vendaval, as zonas ribeirinhas não fossem completamente inundadas, se as ilhas-barreira não se interpusessem e as defendessem.
Para alem de outros factores, bastaria esse para que as entidades publicas mantivessem a integridade do cordão dunar da Ria Formosa, protegendo as pessoas e bens e o património edificado, algum dele secular e histórico, como acontece com Cacela Velha.
Os galgamentos oceânicos e abertura indevida da barra, põem em risco a povoação de Cacela Velha e muito particularmente o Sitio da Igreja, por sinal bem alto mas que corre sérios riscos de vir a desmoronar. É que a barreira, que suporta o edificado de Cacela Velha, é de arenito e se a agua chegar à barreira é bem provável que a danifique e acabe por destruir tudo o que ali existe.
Nem com o exemplo da arriba da Praia da Maria Luísa, as nossas entidades aprendem a lição.
Já foram apresentadas soluções de baixo custo capaz de inverter esta situação, e que serviriam para aplicar noutros locais, evitando às constantes dragagens como as que têm vindo a fazer nas zonas turísticas, jogando dinheiro fora, porque são sempre soluções temporais.
Por razões de segurança de pessoas e bens, as zonas de intervenção prioritárias seriam Cacela Velha e a Praia de Faro, Culatra e Farol, não descurando a Fuzeta que ameaça abrir nova barra.
Ao invés disso vimos gastar-se o dinheiro, o nosso dinheiro diga-se, em intervenções propagandisticas, que não salvaguardam os residentes e seus bens, não asseguram a qualidade ecológica das águas conquicolas e piscicolas, nem contribuem para o desenvolvimento económico e social de quem vive da Ria Formosa.
Porque não nos juntarmos todos e discutir seria e profundamente os problemas da Ria Formosa?
Ou preferem deixar morrer a Ria Formosa?
VAMOS À LUTA!
REVOLTEM-SE, PORRA!

5 comentários:

Anónimo disse...

podemos ver nessas fotos a destruição da Peninsula de Cacela, e a destruição de uma das zonas que foram das mais ricas em biodiversidade na Laguna da Ria Formosa.
A floresta marinha da zona foi toda destruida hoje só se vê areia,que é muuito bonita nas fotos, mas pobre em vida.
É assim a imbecilidade dos humanos que abriram mais uma barra na Ria Formosa sem medir as consequências do crime que cometeram às claras com o apoio as ARH da CMVila Real de StªAntonio .a pedido de um ignorante que anda com uma boina em cima da cabeça.

JLA disse...

Como é possivél cometer um crime dessa grandeza num esapço da Rede Natura 2000?Pois sabemos que Ria Formosa é uma zona tão protegida , onde há zonas que nem sequer se pode navegar, a motor , caso dos esteiros eregatos, e canais secundários: Como podem ter cometido o crime de abrir uma Barra Nova ,sem um unico estudo de impacte ambiuental, ainda por cima na Peninsula de Cacela ,que era dos sitios da Ria Formosa com mais biodiversidade e florestas marinhas?Hoje é só areia e o mar ameaça a arriba fossil de Cacela Velha,assim como o seu nucleo histórico.Gostava que alguém respondesse a estas perguntas!Será que tem coragem de me esclarecer?Pois admito estar enganado.

Anónimo disse...

Conversa, conversa...,conversa que que embala o descanso da MAFIA dominante.
Esclarecer o quê??? Que tudo se subordina aos interesses da MAFIA e seus lacaios?
Qual a solução e como agir é a pergunta ( no mínimo) que cada um deve fazer para enfrentar um dos piores inimigos de sempre.

Anónimo disse...

Mas o olhao livre quer que a ria na
sua parte produtiva de riqueza e postos de trabalho seja destruida ou
não? ainda não consegui compreender
ao longo de todo o vosso trabalho.
Penso que chegou o momento de serem
claros e nos dizerem o que pretendem
pois nunca tivemos o prazer de vos
ver de que lado estão. sejam claros
obrigado.

a.terra disse...

Ao comentador do dia 25, pelas 21:25 para lhe dizer que deve ser novato nas visitas ao blog porque senão não dizia o que diz.
Basta pesquisar através do motor de pesquisa do blog para perceber o que
defendemos para a Ria Formosa
E dizer-lhe tambem que já estamos habituados a esse tipo de insinuações que visam confundir as pessoas.