quinta-feira, 6 de novembro de 2014

OLHÃO: PINA AJOELHOU!

A reunião entre os representantes da Câmara Municipal de Olhão e a Refer redundou numa mão cheia de nada, ou seja a passagem de nível da estação é mesmo para ficar fechada!
A responsabilidade do fecho da passagem de nível é da exclusiva responsabilidade do,actual presidente da Câmara que bem pode esgrimir com a o facto do seu antecessor ter escondido os relatórios enviados pela Refer, mas que ele é à semelhança do outro, também o fez prosseguindo com as mesmas praticas.
À Câmara Municipal chegou uma repetição do relatório em Fevereiro deste ano; houve reuniões no inicio de Setembro mas António Pina só deu conhecimento aos restantes vereadores após a consumação do encerramento da passagem de nível.
Pelo meio convocou, de parceria com a Junta de Freguesia e o Partido Socialista, uma concentração para junto da passagem de nível onde ainda borrou mais a opa ao proferir declarações pior que inoportunas, assumindo uma postura de confrontação com a REFER quando a Lei estava do lado da empresa e só pela via do dialogo poderia obter resultados diferentes e mais satisfatorios para a população.
É óbvio que também sabemos como funciona o sistema e a distribuição de lugares cimeiros no sector empresarial do estado, muitas das vezes utilizados para o combate politico com vista ao derrube dos antagonistas. Havendo tantas passagens de nível que oferecem perigos maiores que os desta e ainda que a Lei esteja do lado da REFER, não deixa de ser uma atitude prepotente e fundamentalista por parte da empresa. 
António Pina, à ultima da hora ainda tentou esgrimir com a mobilidade e recorreu inclusive ao IMTT mas as suas demarches foram infrutíferas já que a Lei da Mobilidade apenas é apilicavel para projectos posteriores a 2006.
Também podemos dizer que a REFER já pensava na supressão da passagem de nível muito antes de ter enviado o primeiro relatório à Câmara e que começou a efectuar os respectivos estudo em 2008, na era de Sócrates diga-se de passagem, para dar cumprimento à Lei aprovada por outro socialista Guterres.
Durante a campanha eleitoral de 2001 e sabendo-se que a Refer já pensava no assunto, foi apresentada uma proposta que "enterrava" o caminho de ferro entre a zona da ETAR e o apeadeiro de Marim, porque este troço apresentava um desnível de cerca de 5%, mas nem a Câmara nem a Refer estiveram disponíveis para discutir o assunto.
Lesto por conveniencia, António Pina fez publicar no site da Câmara em http://www.cm-olhao.pt/en/destaques/1220-presidente-e-vereadores-reuniram-com-refer-sobre-passagem-de-nivel o resultado da reunião, onde reconhece a legitimidade que assiste à REFER.
O que não diz é até que ponto se ajoelhou, uma vez que a REFER elaborou uma acta conjunta que seria distribuída à comunicação social mas que toda a vereação recusou subscrever.
Entretanto, esta manhã, foram vistos os técnico topógrafos a fazerem o levantamento do túnel, não se sabendo qual o objectivo.
Sabe-se porem que uma das propostas da Câmara passa pela a abertura de uma passagem pedonal desnivelada uns metros mais para nascente mas aí continuariamos a ver a cidade dividida ao meio com aquela fronteira no meio.
Um presidente de câmara que continua a jogar ao gato e rato com a população quando deveria ser muito claro porque afinal foi o Povo que o elegeu supondo que defenderia os interesses da população.
ABAIXO O PINA! CHEGA DE TRAPALHADAS!

Sem comentários: