quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SOCRATES SAI EM LIBERDADE?

Sócrates foi apanhado de massa na mão. E depois? Significa isso que será condenado ou pelo contrario, tudo se conjuga para que saia em liberdade?
Uma reflexão sobre o circo montado à volta da detenção de José Sócrates, mostra-nos o envolvimento de uma Policia de Segurança Publica que nunca teve a menor preparação nem está vocacionada para a investigação da criminalidade económica. A haver o envolvimento da Policia Judiciar, que tem equipas especializadas para o efeito, então seria lógico que fosse ela a proceder à detenção de Sócrates. Mas não foi. Se fosse, muito provavelmente, Sócrates estaria nos calabouços da PJ e não no "hotel" de Évora.
O tipo de criminalidade que é apontado a Sócrates define-se em pequenos detalhes e tudo indicia que mais depressa do que se pensa Sócrates estará na rua a rir na cara de cada um e muito especialmente na cara daqueles que viram na sua detenção, uma mudança na justiça portuguesa.
Já ontem chamávamos a atenção para o facto de Sócrates poder vir a regularizar a situação fiscal dos capitais repatriados, socorrendo-se do Regime Especial de Regularização Tributaria, fazendo cair o crime de fraude fiscal e parte do de branqueamento de capitais.
Também ontem alertávamos para a dificuldade na prova do crime de corrupção e a verdade é que não passa pela cabeça de ninguém que haja corrupção sem corruptores, corruptores que o Ministério Publico, de candeia na mão, ainda anda à procura e não os encontrando. Pelo andar da carruagem, Sócrates ainda terá de ser beatificado, porque o Ministério Publico se encarregará da sua plena absolvição.
Ao não conseguir provar que houve corrupção, lá se vai o resto da acusação de branqueamento de capitais, o que não quer dizer que não haja marosca, mas deixa de fazer sentido manter Sócrates em prisão.
Mas a massa essa existe e de que maneira! Mas donde veio tanta massa? Sócrates deve explicar, se é que consegue dar uma explicação convincente, de como conseguiu angariar o pé de meia que ostenta. É que se o não fizer poderemos estar perante mais um dos muitos casos de enriquecimento ilegítimo, que os partidos do arco do Poder sempre fizeram questão de não criminalizar, este sim, um crime politico.
Então porque foi preso Sócrates? Sócrates era a referencia maior do PS actual e havia que jogá-lo abaixo, montando uma encenação que o retirasse do comentário politico. E determinados sectores do Ministério Publico prestaram-se a isso, fazendo uma investigação incompleta e inconclusiva, não se sabe se por incompetência ou premeditada,  de forma a que fosse possível montar um circo mediático capaz de aniquilar qualquer outro, que não Sócrates.
O Ministério Publico pôs a carroça à frente dos bois ao não ter assegurado que teria provas bastantes para mandar também acusar e deter os possíveis corruptores de Sócrates, tal como aconteceu com o sucateiro de Ovar no processo Face Oculta.
Mas será que o volte face no processo determina a inocência de Sócrates? Perante a duvida, mais vale absolver um criminoso do que mandar prender um inocente. O melhor será pôr todos na rua!
Para aqueles que acreditaram que havia mudado algo na justiça à portuguesa desenganem-se. Esta justiça e este Ministério Publico apenas são capazes de condenar o pilha galinhas. A justiça portuguesa tem o cunho próprio de quem exerce o Poder e não o do Povo que espera e desespera por uma verdadeira justiça, onde todos sejamos iguais.
SÓCRATES PREPARA-SE PARA A LIBERDADE!



Sem comentários: