quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ALGARVE: FALÊNCIA DO CENTRO HOSPITALAR DO ALGARVE

Em http://olhaolivre.blogspot.pt/2015/12/isn-e-hospital-de-faro-socorro-e.html, dávamos conta de um acidentado que fora tratado no hospital de Faro e ao qual apesar de ter um problema na coluna cervical, foi enviado para casa sem o respectivo colar.
Ao ter alta, foi dito ao doente que fizeram tudo o que estava ao alcance e marcaram nova consulta para um mês depois.
Presente à consulta e ao repetir a bateria de exames a que foi submetido, trinta dias depois, foi-lhe diagnosticada uma fractura na bacia.
Uns tempos antes destas ocorrências, os ortopedistas, em ruptura com a Administração do Centro Hospitalar do Algarve, pediram a demissão.
Entretanto vão-se avolumando os casos, autênticos crimes contra a saúde dos utentes dos hospitais deste País, com um traço comum entre todos eles, já que estão associados aos cortes de verbas na área da saúde determinados pelo monte de lixo que foi a troika.
Bem pode, o presidente do Conselho de Administração, argumentar com as directivas governamentais que nunca questionou ou denunciou como sendo altamente prejudiciais ao regular funcionamento do Centro Hospitalar, mas daí até deixar ou mandar doentes para casa com um diagnostico incompleto e capaz de provocar o agravamento do estado clínico dos doentes via uma grande distancia. É que não pode ou não devia permitir que por razões de falta de verbas, os doentes deixassem de ter a assistencia devida.
Da falta de médicos, enfermeiros, auxiliares de diagnostico e terapêutica, de pessoal auxiliar, ir alem dos cortes, sendo a própria administração a roubar nos salários para fazer obras e depois vir apresentar como um grande sucesso a gestão do Centro Hospitalar, podemos nós dizer, que a gestão foi de facto criminosa, e pior ainda quando é um ex-bastonário da Ordem dos Médicos a fazê-lo.
A política de saúde do anterior governo saldou-se pela falência do Centro Hospitalar do Algarve em contra-ciclo com as clínicas privadas, que na falta de respostas do Serviço Nacional de Saúde, viram florescer os seus negócios.
O Centro Hospitalar do Algarve, polos de Faro e Portimão, não dizem respeito apenas aos residentes daqueles conselhos mas a toda a população algarvia que deve lutar por um Serviço Nacional de Saúde para todos, independente da sua condição económica e muito particularmente para aqueles que por essa razão não têm alternativa.
É no quadro do SNS que tem de ser encarada a prestação de cuidados médicos e medicamentosos, por mais troikas que nos coloquem pela frente. A troika roubou na saúde dos portugueses para dar à banca que levou anos a acumular lucros e a repartir pelos gangs que os administraram.
O caso que denunciámos e denunciamos, é só mais um de entre os muitos que uma população que sofre em silencio, incapaz de chamar os bois pelo nome, não se percebendo porque o actual governo ainda não mandou embora, o criminoso em presidente do Centro Hospitalar do Algarve.
REVOLTEM-SE, PORRA!



1 comentário:

Anónimo disse...

olha a mentira do sr. presidente a dizer que o esgoto da doca esta 100% resolvido basta la ir a qualquer hora e se ve a agua negra e os submarinos á deriva , ja que está resolvido ele devia era dar banho com aquela agua.
vejam aqui http://www.sulinformacao.pt/2016/01/antonio-pina-quer-acabar-com-esgotos-de-olhao-para-a-ria-nos-proximos-dois-anos/