sábado, 2 de janeiro de 2016

RIA FORMOSA: AS VERDADES OCULTAS

Os "bombeiros" bem tentam apagar o fogo da revolta dos moradores das ilhas barreira da Ria Formosa, mas dentro em breve perderão a sua face, quando o assunto for discutido no Parlamento, seja ele pela discussão dos projectos de resolução seja pelo envio atempado da petição feita a propósito.
Mais uma vez lembramos que as deliberações e acções que permitem a demolição do edificado nas ilhas, foram da responsabilidade do Partido Socialista. O Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) foi aprovado em 2005 pelo governo Sócrates; o Programa Polis e a sociedade do mesmo nome foram criados em 2008 pelo governo Sócrates; o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa foi revisto  e aprovado em 2009 pelo governo Sócrates. Todos estes documentos tiveram a chancela de Sócrates e do Partido Socialista e na maioria dos casos, o actual primeiro-ministro integrava o governo de então.
À boleia das aberrações ditas socialistas, o governo de Coelho/Portas, começou sem ter concluído o processo de demolições nas ilhas barreira, o que gerou uma forte oposição por parte dos moradores e de tal forma assim foi que o presidente da Câmara Municipal de Olhão, também ele socialista viria a terreiro defender a ilegalidade da Sociedade Polis, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/listar-artigos/1303-antonio-pina-contesta-legalidade-da-sociedade-polis-ria-formosa.
A 7 de Abril do ano que agora findou, o rato Moreira da Silva, como se pode ver no link do post anterior, dizia que "...Estamos disponíveis para tentar encontrar investimento, nomeadamente para o núcleo central da Ilha de Faro."
Não estava, o rato, a referir-se a investimento publico porque esse já estava previsto no âmbito do Polis. O que o rato queria dizer é que para os espaços a reestruturar, leia-se demolir, na Ilha de Faro, procuraria encontrar investidores para desenvolver projectos turístico-imobiliários. Por um lado, corria com os feios, porcos e maus portugueses para introduzir o elemento estranho, enchendo as algibeiras de uma certa cáfila oportunista.
Qualquer pessoa compreenderá, que tendo a Ilha de Faro já uma ponte e outra programada, portanto de bastante acessibilidade, que os projectos de investimento apareçam em primeiro lugar naquela zona da Ria Formosa, deixando para depois as restantes ilhas, onde ainda é preciso alterar os Planos de Ordenamento que sobre ela incidem.
Mas que ninguém alimente ilusões porque é tudo uma questão de tempo.
Nas declarações do Pina no link acima, uma das questões que ele levanta é a ausência da elaboração do Plano de Pormenor e requalificação da Ilha da Armona. Lembramos aos mais distraídos que no âmbito do Polis, a lado nascente da passadeira está classificado como espaço a reestruturar (demolir).
Pina previa uma oportunidade de investimento de cerca de quatro milhões para a Ilha da Armona. É que ele diz, e não nós.
Se considerarmos que o arquitecto contratado pela Câmara de Olhão pretendia transformar a Armona nas Seicheles da Ria Formosa e o Pina na Quinta do Lago da Armona, outra coisa não podemos concluir que o que se prepara para ali, também é um projecto turístico.
Neste contexto, e perante a contestação dos moradores das ilhas barreira, é pois natural que os apoiantes socialistas tentem refrear os ânimos dos mais combatentes, desviando as atenções para questões colaterais. Os moradores das ilhas barreira, Armona incluída, não se podem deixar adormecer com as cantilenas de embalar deste pessoal.
O actual governo não durará até ao fim do ano que agora começa e se os moradores não o pressionarem para uma resolução rápida e definitiva do problema, um dia destes vão ser confrontados com o camartelo demolidor da Polis.
REVOLTEM-SE, PORRA!

5 comentários:

Anónimo disse...

Desobediência/Resistência/União para fazer face a um sistema ultra-mafioso camuflado de democrata. Onde estão os interlocutores sérios e competentes que permitam soluções que assegurem coerência e equilíbrio nos diferentes interesses?

Anónimo disse...

De Faro e do Pólis e da sua relação uma conclusão se tira, a cãmara de Faro não vale nada agora e desde a democracia, história dixit. Aeroporto contrapartidas,cairam no concelho de Loulé e Olhão(observatório de aves e "alindamento" dos jardins da sede do Pólis/Parque natural respetivamente),recent times.
Foi só na penísula do Ancão que as casas caíram a bem da renaturalização,poderiam ser uma medalha ao peito de algum projeto de ministro...Macário prove it...
Algo se aguenta mas ás vezes não tudo.

Anónimo disse...

A verdade que já não tem possibilidade de ser oculta, a verdade da corrupção, em particular na política, denunciada bastas vezes pelo candidato a PR, Paulo Morais, entre outros. O pântano criado nesta democracia por um gang foi longe demais ao ponto de terem criado o sentimento generalizado que todos os agentes políticos são corruptos, que a coberto da nobre causa pública para a qual foram eleitos, se servem a si, até prova em contrário.Quem não deve não teme; em verdade, há agentes políticos sérios que não temem,têm honra e merecem todo o respeito público; Quantos?

Anónimo disse...

Foi publicitado que novo/actual ministro não considera prioritário em 2016 a actividade do camartelo demolidor."Em política o que parece é", como tal vislumbra-se o pior cenário de que a prioridade regressará na melhor oportunidade da agenda política. Acabada a missão de limpeza das galinhas da Praia de Faro, atribuídas as medalhas e as recompensas inerentes, à que tomar fôlego para enfrentar os touros dos Hangares e Farol. O "superior interesse público" ( o tal oculto que só alguns deuses conhecem) tem de ser alcançado, nem que tenham que inventar que há uma célula da Alkaeda instalada para justificar a invasão das FA`s com fuzos, F 16 e buldozers de engenharia para destruir tudo. De conversa e boas intenções está o inferno cheio. Se o senhor ministro está de boa fé para encontrar uma solução coerente e justa, que ponha em prática as propostas avançadas pelos representantes do seu partido ao longo destes últimos quatro anos, em particular no ano 2015. Requalificação com racionalidade e coerência Sim,Renaturalização irracional e incoerente Não.

Anónimo disse...

os viveiros vao a leilão que não pagou ate dezembro