quinta-feira, 14 de junho de 2018

OLHÃO: AONDE FORAM PARAR OS FUNDOS COMUNITÁRIOS?

A imagem acima não é da nossa autoria e está disponível no site da Câmara Municipal de Olhão, pelo que não haverá lugar a desmentido.
Mostra-nos que o procedimento para a candidatura a fundos comunitários relativos à intervenção na Escola Primaria do Bairro 28 de Setembro, teve inicio a 01/12/2015; foi aprovada em 23/11/2016, prevendo-se a conclusão dos trabalhos para 28/12/2018. Isto a fazer fé no documento.
Do 1.903.666.00 euros, metade seria da responsabilidade da autarquia e o restante da União Europeia, e nem sequer vamos discutir o valor, embora o achemos um bocado elevado, mas isso é outra história.
Certo é que desde o final do ano lectivo passado que os alunos e professores foram "enjaulados" em contentores e assim se manterão no próximo, já que as obras nem sequer se iniciaram. E as "jaulas" não só têm os seus custos financeiros como têm custos para todos os alunos que veem o seu espaço de recreio reduzido.
O que nos desperta a atenção é saber onde foram parar os cinquenta por cento correspondentes à comparticipação dos fundos comunitários, uma vez que o prazo está a acabar, as obras não são feitas e, em principio, na ausência da aplicação do fim a que se destinavam, deveriam ser devolvidos, como o faria qualquer outra entidade.
Ou será que os dinheiros foram aplicados para fins diferentes daqueles a que se destinavam, como por exemplo na campanha eleitoral? Sim, porque não só a campanha decorreu durante esse período como tais obras foram anunciadas como bandeira. 
A Câmara tem vindo a proceder a constantes revisões ao Orçamento, tornando-se cada vez mais difícil verificar ou fiscalizar as suas contas, e apresentando uma folga financeira tão grande que tudo é de imaginar. Onde vai o Pina arranjar tanto dinheiro? E porque não o aplica de vez, sendo que as obras terão de ser feitas? Ou estará à espera que perguntemos à UE onde foram aplicados as verbas destinadas às obras? Se é isso, fique descansado que o faremos com todo o gosto!   

1 comentário:

Anónimo disse...

uma bela gestão É alugar 12 contentores e passado 1 ano nem as obras começarem na Escola Nº5 do agrupamento Paula Nogueira??
Não será isso gestão danosa?