segunda-feira, 11 de junho de 2018

OLHÃO: A MERDA CONTINUA!

A imagem que reproduzimos é de uma nossa leitora que teve a gentileza de a publicar num comentário, o que desde já agradecemos! Mas porque sabemos dos maus fígados dos nossos autarcas escusamos de publicar a autora.
A descarga visível deu-se há cinco dias atrás, sem que a autarquia tome as providencias necessárias para as evitar, havendo quem afirme que as mesmas provêm da construção de um empreendimento de luxo, ali perto.
Claro que é mais importante, na cabeçorra dos nossos distintos autarcas, o empreendimento do que a poluição que ele provoca  e bem visível.
Ali em frente está o Ilhote Negro, zona de produção de bivalves, desclassificada para classe C, e que por isso não tem qualquer significado para o presidente da câmara, o que não aconteceria se os viveiros dele estivessem ali localizados. Isto é, desde que a merda seja atirada para a porta do vizinho não faz mal.
Só que a descarga é feita num sitio bastante frequentado pelos turistas, que pai e filho Pina, tanto dizem defender mas que depois presenteiam com esta bela imagem, para não falar no esgoto junto ao Cais T que sempre que a maré vasa mostra os cagalhões dos olhanenses.
O melhor que os nossos autarcas podiam fazer era conseguir que uma qualquer associação dita ambientalista, içasse ali uma bandeira, azul ou de zero poluição, o que não nos admiraria!
Os crimes cometidos contra a Ria Formosa continuam apesar de todo o seu estatuto proteccionista, que afinal só vincula o cidadão anónimo, sobre quem pode recair gravíssimas coimas, se fizer o mesmo que fazem as entidades publicas.
Fazendo chantagem sobre quem vive da Ria, utilizando outras entidades para branquear estes crimes, os nossos autarcas vão vivendo mas o seu fim está mais próximo do que julgam e bem podem ser confrontados com a classificação da Ria Formosa em Zona Sensível Sujeita a Eutrofização, algo que há muito devia ter sido feito se vivêssemos num Estado defensor do ambiente. Quando isso acontecer, a Câmara Municipal de Olhão vai ter de acabar com os esgotos directos sem tratamento, de nada lhe valendo dizer que se trata de ligações "clandestinas" mas autorizadas.
Entretanto a merda continua a ser jogada na Ria Formosa! Quem lhe acode?

2 comentários:

Anónimo disse...

E continuará, enquanto não incomodar os negócios da MAFIA. Sejam felizes.

Anónimo disse...

"A sessão solene comemorativa do Dia da Cidade decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 12h00, e é presidida por Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna."
E depois chamem-no parvo,vamos ver quantos irão estar na defesa das ilhas com a presença do ministro só estarão as sombras por segurança!