sábado, 28 de setembro de 2019

OLHÃO: ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA VERGONHA!

Na passada quinta feira, tal como havíamos dito, realizou-se mais uma assembleia municipal, que segundo nos relatam foi uma autentica vergonha.
Por mais que alguns pretensos defensores da participação democrática das populações nas assembleias ou sessões de câmara, a ultima assembleia pautou-se pelo achincalhamento dos deputados municipais que questionaram o presidente da câmara, acerca de assuntos de interesse para toda a população. Quando os deputados são tratados desta forma, que esperar do cidadão anónimo que lá se desloque para colocar qualquer problema? 
Ao presidente da assembleia municipal, pelo seu passado político, devemos recordar-lhe que os princípios e valores políticos são imutáveis; já as pessoas, essas sim, podem mudar de valores e princípios. Mas quando mudam devem lembrar-se que de alguma forma estão a engrossar as fileiras daqueles que têm destruído o País.
Em democracia a soberania está no Povo e não nos eleitos embora esses tenham sido escolhidos para os representar. Aquilo a que assistimos é o oposto, com os eleitos a imporem-se e não respeitarem a soberania popular. No fundo estamos a adulterar a democracia.
Na assembleia, o presidente da autarquia foi confrontado com três intervenções que demonstram aquilo que dizemos. Uma das questões tinha a ver com a protecção animal.
Acontece que antecedendo a ridicularização da deputada municipal, por parte do presidente da assembleia, já um lambe-cus do Poder autárquico, havia noticiado que ia ser aprovado o projecto de especialidades do Canil/Gatil. O que não se diz, é que embora seja de enorme utilidade, a construção do canil/gatil não resolve o essencial do problema. A população de animais errantes (cães e gatos) cresce todos os dias e sem uma campanha de esterilização durante vários anos, não será possível o controlo sobre este flagelo. Com o aumento do numero de animais errantes, as associações protectoras dos animais vão ter necessidades acrescidas em termos de alimentos e outros, para o que a câmara municipal de Olhão pouco contribui. Não fosse o esforço do voluntariado com sucessivas campanhas de angariação de alimentos e seria impossível minimizar o problema.
Já uma outra deputada questionou o presidente da autarquia sobre a Ilha da Armona e não obteve qualquer resposta, sendo completamente ignorada.
Uma outra deputada questionou o presidente da autarquia quanto à historia dos tabletes, ou melhor sobre a utilização da entrega dos tabletes para fins de campanha eleitoral e acabou sendo gozada. Se o cidadão anónimo pensar que a campanha de oferta de tabletes acaba em 2021, segundo está o que está contratado, então podemos dizer que o calendário foi fixado para que em período de campanha eleitoral autárquica, vamos ter nova entrega. Não estão em causa os tabletes, mas a utilização abusiva que é feita nas entregas. 
No final e escondendo a realidade do que se passou na assembleia, o registo da acta não revela as respostas dos intervenientes, num acto a cheirar a censura, contra a qual o presidente da assembleia municipal tanto lutou. O que o levará a mudar tanto?

1 comentário:

beta disse...

Apoio,subscrevo e aplaudo a sua atitude. Denunciar é sempre o melhor e sem medos. Faz falta muita informação ao povo,porque quanto menos souberem melhor eles(lobos) andam. É dividir para reinar. Muito obrigado por defender o nosso lado.