domingo, 26 de junho de 2022

OLHÃO: AUMENTO DE PREÇOS E FALTA DE ESTACIONAMENTO COM CAUSAS COMUNS

Com a desculpa da guerra, os preços de bens e serviços têm vindo a aumentar. Mas só é verdade em parte, sendo na maioria dos casos provocada pelo aumento exagerado dos combustiveis, como procuraremos demonstrar a seguir, conforme imagens que reproduzimos e extraídas de publicação da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).


A imagem que se segue é ampliação do gráfico apresentado na imagem acima para permitir uma melhor leitura do histórico do preço do petroleo bruto ou crude.
O máximo histórico do custo do barril de crude remonta ao ano de 2008 e aconteceu pela falência de um banco americano que veio provocar a crise financeira mundial. Mas uma leitura mais atenta do gráfico mostra que os aumentos do crude são provocados artificialmente, não tendo a ver com a produção.

 

 
De acordo com o gráfico, o maximo histórico foi de 141 dolares por barril enquanto o custo actual, tendo em conta a média dos ultimos meses, já que o resultado anual só se saberá no próximo ano, é de 121 dolares. De notar o registo no anos de 2011/2012, bem perto do preço actual.
Convem agora ver a evolução do preço dos combustiveis nos postos de abastecimento, pelo que daremos uma nova imagem
Lendo o gráfico, verificamos que o preço dos combustiveis, no ano do máximo histórico do preço do crude, eram para a gasolina sem chumbo de 95,  1,139 euros/l e para o gasoleo rodoviário de 1,26 euro/l.
Embora ainda distante do máximo e mais perto do actual do preço do crude, o preço dos combustiveis nos anos 2011/2012, situou-se para os mesmos em 1,64 na gasolina 95 e 1,45 no gasoleo, fruto da alteração da formula de calculo introduzida pela então ministra Ferreira Leite.
Esta manhã a gasolina sem chumbo 95 custava 2,154 e o gasoleo 2,169, valores muito acima de qualquer previsão. Bem sabemos que se deve ter em conta a inflação mas mesmo assim, a disparidade dos preços é mito grande, o que tem consequências na economia, em geral, e atingindo os mais desfavorecidos em particular.
A verdade é que apesar do preço do crude ter vindo a baixar, o preço dos combustiveis sobe, sendo neste momento para a gasolina 95 de mais 0,46 euros/L e para o gasoleo de mais 0,61 euros/L.
Com estes preços dos combustiveis, encarece o aumento do transportes de pessoas, bens e serviços e por arrastamento o preço dos bens e serviços.
Tem ainda uma outra consequência para as pessoas com menos posses e detentoras de uma viatura que as vão deixar paradas na rua por não terem como suportar os custos de uma deslocação, reduzindo-as ao estritamente necessário. E com isto a falta de estacionamento cresce!
Não é pois pela guerra que os preços sobem mas sim pela artificialidade do sistema e de um governo que não é capaz de pôr um travão à ganância das petroliferas.
Mas o problema não é apenas do português. Trata-se um problema mais vasto em obediência e subserviência politica da União Europeia ao neo-liberalismo americano como forma de empobrecimento dos Povos da Europa.
Quanto mais pobres melhor porque assim teremos os novos escravos, pensam eles!
CANALHAS!

Sem comentários: