domingo, 8 de janeiro de 2012

CONTRA AS PORTAGENS NAS SCUTs



A luta contra o pagamento de portagens na Via do Infante continua, desta vez com a recolha de assinaturas para a Petição Contra as Portagens na Via do Infante, promovida pela respectiva Comissão de Utentes.
Para além da adesão de imensos populares assistimos à assinatura do Presidente da Entidade Regional de Turismo que assim se solidarizou com o movimento. Apesar de muito louvável, a iniciativa pecou no entanto pela falta de divulgação, daqui se recomendando que de futuro a Comissão anuncie antecipadamente onde e quando vai estar presente em nova acção.
A Via do Infante era uma estrada sem custos para o utilizador (SCUT) em grande parte financiada por fundos comunitários sendo que para a parte que competia ao estado, foi concebida uma engenharia financeira designada por parceria – publico - privada, as celebres PPP.
Foi o estado quem se socorreu desse expediente para apresentar obra e recordo o dia em que Cavaco Silva, então primeiro - ministro veio ao nó de S. Braz de Alportel inaugurar o respectivo troço, estávamos nós em vésperas de um acto eleitoral. O Povo não foi tido nem achado quanto às engenharias financeiras para fazer obras que fariam bandeira eleitoral, nem nunca lhe foi dito que algum dia teria de pagar portagens, bem pelo contrario.
Diga-se em abono da verdade que o recurso às PPP, não trariam grande mal ao mundo, não fora o facto do uso e abuso excessivo de tal procedimento porque que por um lado permitia financiar alguns projectos também não é menos verdade que serviam para endividar o estado na mesma proporção.
Hoje anda por aí muito boa gente que apenas se focaliza nas PPP do betão e do alcatrão, mas omitem outras que estão presentes por exemplo na educação ou na saúde, que servem interesses clientelares e não os do Povo.
Os defensores do principio utilizador – pagador e como tal do pagamento de portagens, de barriga cheia muitas vezes à conta do estado e de todos nós, esquecem, mas a actual situação do País prova-o, que quando se perde primeiro o trabalho, depois o subsidio de desemprego, seguidamente a fome e a miséria, não há condições para pagar seja o que for.
Assim o pagamento de portagens apenas serve e mal aqueles que estão de barriga cheia mas a degradação económica que lhe está associada bem lhes pode dar ainda um amargo de boca.
Contra o pagamento de Portagens não só na Via do Infante, mas em todas as SCUT, deve o Povo levantar-se, indignar-se e revoltar-se. Não pode esta luta ficar restringida às Petições. É preciso endurecer a luta, nas ruas por forma a fazer vergar o governo assaltante dos contribuintes.
CONTRA AS PORTAGENS NAS SCUT, LUTAR, LUTAR, LUTAR…

Sem comentários: