quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

OLHÃO: AS MENTIRAS DE VALENTINA





As imagens vêm demonstar aquilo que há muito afirmamos a respeito desta desmiolada em presidente da Administração da Região Hidrografica do Algarve que dá pelo nome de Valentina Calixto.
Vejamos então o que diz a aberrante senhora:
"... julga-se oportuno referir que é inevitavel que existam pontos de descarga na Ria Formosa, uma vez que todas aguas geradas artificialmente ... são drenadas para o litoral." Ora a Valentina está a querer dizer que não há qualquer controlo sobre as descargas efectuadas para a Ria Formosa, achando muito natural que assim sejam feitas sem cuidar de saber se são ou não poluidoras. Quanto a isto estamos conversados.
"... dado que a Ria Formosa foi definida como zona sensivel, ou seja a necessidade de cumprimento de outras directivas..." mas omite que tambem foi classificada como zona de aguas conquicolas, dando cumprimento à Directiva Comunitaria 79/923/CEE, aspecto a que voltaremos mais adiante.
"... estes sistemas de tratamento ... têm vindo a apresentar alguma diminuição de eficiencia..." reconhece com este palavreado que as ETAR não cumprem a função.
"Saliente-se que, ... estes serviços..entre 2000 e 2002, desenvolveram um estudo em colaboração com ... (Universidade do Algarve, Instituto de Investigação das Pescas e do Mar, Parque Natural da Ria Formosa, Instituto Superior Tecncico..." ora o decreto-lei 236/98 que transpõs a Directiva 79/923/CEE obriga o IPIMAR a elaborar um relatorio anual sobre a qualidade das aguas conquicolas a enviar à CEE e deve torná-lo publico, o que não acontece, porque iria contrariar tudo o que se passa.Não se percebendo se o estudo encomendado pela CCDR visava resolver o quer que fosse, ou pelo contrario branquear todo o processo. Todas as instituições colaborantes dependem dos subsidio do Estado e têm de acatar determinadas regras. Por exemplo a Universidade do Algarve acaba por concluir que, por haver outras rias em piores condições, a Ria Formosa não estava assim tão mal. Esclarecedor o relatorio da UALG. Valentina mentirosa e trapalhona vai mais longe ao afirmar "estes serviços" que à data não existiam, mas sim a CCDR. O ICNB, que no seu "Diagnostico", a proposito da elaboração do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa, apontava as ETAR como um dos principais focos de poluição, mudou tambem, por obra e graça do espirito santo, de opinião. Quem percebe esta cambada de bandidos, que para se manterem nos poleiros, perderam a coluna vertebral e se tornaram repelentes rastejantes.
"Este estudo permitiu demonstrar que o efeito destas rejeições é muito localizado e pontual, em grande parte devido à forte renovação de agua que ocorre neste sistema lagunar (note-se que a Ria renova cerca de 70% do seu volume de agua em cada ciclo de maré)". Bom, a Valentina chama localizado a uma area superior a 6.000.000m2 e pontual a algo que ocorre 24 horas por dia, todos os dias. Pontualidade não lhe falta. Forte renovação de aguas, mentira grosseira, porque sabe a Valentina que as barras naturais estão assoreadas com particular enfâse para a da Armona, razão pela qual os molhes das barras artificiais estão a implodir. Sabe a Valentina que há uma grande diferença entre marés vivas e mortas e que nestas, as aguas pouco vazam ou seja a renovação é muito fraca. Aliás, as condutas de agua e saneamento instaladas pela entidade poluidora, a Aguas do Algarve,com ligação às ilhas barreira é causa directa do assoreamento da barra da Armona.
A escrita de Valentina poderá iludir alguem que não acompanhe a situação como nós o fazemos à anos, em permanente contacto com os viveiristas, não com os lambe-botas oportunistas que vivem à custa daqueles, mas da nossa parte apenas motiva para o esticar da corda, tal a insensibilidade desta zebra.
Todos os que vivem e labutam na Ria Formosa e dela dependem, têm o direito de revoltar-se e desencadear as acções que entenderem necessarias para se fazerem respeitar, acções essas que pderão ir até ao bloqueio do porto de pesca.
Squeles que pensam, que por o assunto não lhes dizer directamente respeito, que não são afectados, desenganem-se. O desenvolvimento economico e social da terra sempre esteve associado às actividades tradicionais maritimas; o homem do mar, ganha e gasta na sua terra dinamizando o comercio local, gerando riqueza e postos de trabalho. O que está em causa é uma actividade que já produziu cerca de 70.000.000 euros/ano e que agora, fruto da poluição está a definhar, para alem do impactp que tem em termos turisticos.
REVOLTEM-SE PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

A D.Valentina só diz e faz o que é mais conveniente para assegurar a sua sobrevivência. Que águas ocultas fazem da senhora uma rolha?? Poucos o devem saber se...