quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CURIOSIDADES DE OLHÃO

O partido no Poder autárquico de Olhão desde as primeiras eleições tem vindo, com alguma insistência, a pronunciar-se sobre a decisão governamental de suspender o processo das variantes à Estrada Nacional 125. É óbvio que as tais variantes fazem falta mas face ao que tem vindo a publico e passado à margem da opinião publica, merece uma profunda reflexão. É quer a obra foi adjudicada por 150 milhões de euros a um consorcio, no entanto o governo vem agora dizer que a suspensão das obras permite uma poupança de 155 milhões. Qual o valor final da obra? Quanto iria pagar o Estado pela dita Requalificação da EN 125?
Se Sócrates abusou e deu de mão beijada o ouro ao bandido, vejamos então o que faz o governo de Pedro Passos Coelho. As obras estão paradas por falta de dinheiro, não porque o Estado tenha deixado de pagar, mas porque não consegue financiamento bancário, sendo que uma das empresas já está em processo de insolvência. Certo é que a obra não foi entregue, não cumprindo os prazos, o que e em principio daria direito à denuncia do contrato por parte do Estado. Mas eis que Pedro Passos Coelho e à semelhança de Sócrates resolve dar uma mãozinha aos amigalhaços e em lugar de pôr termo a um contrato que se afigura ruinoso para o Estado decide abdicar de uma parte da obra, com o argumento de poupança.Como perceber que uma obra de 150 milhões permita que uma só parte poupe mais que a obra toda? NEGÓCIOS ESCUROS, MUITO ESCUROS!
E sobre isto os autarcas olhanenses, mais papistas que o papa, nada dizem, não vão as pessoas perguntar que raio de negócios andou o patriarca socialista a fazer.
Por outro lado, o Orçamento Geral do Estado para 2013 prevê que as autarquias endividadas no sector de águas, saneamento e resíduos, vejam penhoradas as receitas de agua e saneamento até 80% do seu total. O governo de Pedro Passos Coelho mais uma vez ludibriou os autarcas caloteiros, acenando-lhes com um resgate que impunha desde logo a subida das taxas para os valores máximos, escondendo que viria com outra medida a seguir que roubaria o saque levado a cabo pelas câmaras. Diz o Povo que ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão, só que aqueles que foram, são e serão continuamente roubados por esta escumalha politica,  estão fartos de tanta roubalheira, tanto fazendo que os chefes das quadrilhas sejam o Ali Baba ou o Al Capone.
Perante o cenário que se vislumbra, como vai a Ambiolhão resolver o problema? Vai continuar a aumentar as taxas de agua e saneamento? Até pode ser que o tente, mas vai encontrar forte resistência por parte da população!
Sabe-se também que a Ministra do Ambiente pretende, até ai final do ano, lançar a operação de privatização da recolha de resíduos e em meados do próximo ano, será a vez da agua. Compreende-se que o esticar da corda, obrigando os municípios a aumentar as taxas de agua, saneamento e resíduos, não tenha já em vista a satisfação dos custos associados à sua exploração, mas sim a criar as condições para uma actividade empresarial altamente lucrativa em torno de um bem essencial e indispensável à população, contando com a cobertura da Entidade Reguladora e o apoio generalizado das autarquias. 
CONTINUEM O GAMANÇO, ATÉ À REVOLTA DO POVO.
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: