quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ETAR Poente de Olhão envenena ZPE da Ria Formosa, conspurca o ar que respiramos e contamina lençóis freáticos!!









Hoje as novas imagens obtidas na ETAR de Poente de Olhão, na 4ª feira desta semana dia 20 de Março de 2013 falam por si.
Como é possível uma coisa que chamam ETAR,na segunda, década do Século XXI, num país que pertence há União Europeia, numa Zona que é ZPE da Ria Formosa, que pertence à Rede Natura 2000, ter na dita ETAR com 2 Noras, sem serem seladas, no meio das laguna de decantação dessa dita  ETAR Poente de Olhão,pertença da empresa publica Aguas do Algarve?
Essas duas Noras, estão a cometer um crime de contaminação dos lençóis freáticos desde a sua construção.
Como podem ver nas fotos as telas, dessa dita ETAR estão ou a boiar ou não existem, há mais de 4 anos,o que demonstra o desleixo com que as Aguas do Algarve tratam o ambiente na Ria Formosa.
Outra das coisas que podem ver nas fotos são 2 compressores gigantes que foram lá colocados, depois do Hotel Real Marina, ter aberto e os clientes desse Hotel terem reclamado do cheira a esgoto.
Os bidons na foto são do perfume com odor a lima que as Aguas do Algarve começaram a usar para disfarçar o cheiro do Gás metano altamente prejudicial à saude de quem o respira.,o caricato do disfarce,é que existe um computador que só dispara e acciona esse odor a Lima na atmosfera,quando o vento sopra na direcção do Hotel.sempre que o vento sopra na direcção do Hotel Real Marina.
Será que é por causa deste gás Metano emitido pelas porcas e obsoletas ETARs, na Ria Formosa, que a CCDR do Algarve há anos que não cumpre a lei que obriga à publicação publica da qualidade do ar na região do Algarve?
Nessas lagoas de decantação que não tratam os esgotos e que enviam escorrências assassinas para a ZPE da Ria Formosa,que destroem a fauna e a flora,e contribuem para que  todos os anos morram centenas de aves que deviam estar protegidas na Ria Formosa, e são assassinadas pelas bactérias que existem nessas lagoas de decantação.
Será que quem governa,em Olhão e em Portugal não sabem desses crimes?
Não cabe ao Ministério do Ambiente a fiscalização dos crimes ambientais na Ria Formosa?
O Movimento de Cidadania  Activa "Somos Olhão",apresentou queixa à União Europeia por causa do mau funcionamento,desta e de outras ETARs na Ria Formosa,a União Europeia em Junho do ano passado deu 2 meses ao Estado Português para colocar as ETAR em Ordem. O estado Português parece que limpou o Cu com essa recomendação,pois continua TUDO na mesma!
 Em Olhão há cidadãos que apresentam queixas por poluição por causa das descargas dessa ETAR Poente de Olhão o IGMAOT até reconheceu que a ETAR Poente de Olhão estava em INCUMPRIMENTO,mas mandou arquivar a queixa.
Ou seja a ETAR não cumpre as normas de descarga, mas quem manda é o IGAMAOT e arquive-se o caso.
Será Portugal,  um Estado de direito quando uma  instituição estatal ,como é o IGAMAOT,reconhece um crime de uma queixa apresentada por um cidadão no seu pleno direito de cidadania, e tem a coragem de mandar arquivara queixa?
A quem mais podem os cidadão recorrer, para não usarem outras formas mais radicais de luta, pois se a justiça não funciona, alguma coisa tem de ser feita para salvar a Ria Formosa e o ambiente em que vivemos!

Sem comentários: