terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FUZETA: PELO BOICOTE ÀS ELEIÇÕES!



Quem quiser ver as imagens traduzidas em português, clik no botão cc na barra de baixo do video.

Desde o inicio que a Fuzeta se viu confrontada com o Poder deste país. Quando da criação do Caminho de Ferro, o seu traçado previa a destruição dos "Olheiros" junto à estação, onde as mulheres lavavam a roupa. A esse tempo, não havia agua canalizada e muito menos maquinas de lavar roupa, bem se podendo imaginar das dificuldades por que passavam. Então, os homens da aldeia, destruíam durante a noite, aquilo que o pessoal do Caminho de Ferro construía durante o dia, até que se viram obrigados a alterar o traçado, provocando aquela enorme curva até quase ao Livramento.
Nunca pensaram, até pela sua formação, nas consequencias do espartilho que significava a delimitação da freguesia pelo Caminho de Ferro, o que se veio e vem verificar que tal foi o principal facto inibidor do desenvolvimento da Fuzeta, condicionando o crescimento urbano, demográfico, económico e social, nem interessava ao regime deposto em 25 de Abril da mesma forma que não interessa aos aldrabões de hoje.
O regime anterior tinha na Fuzeta uma reserva de pescadores para a pesca do bacalhau nos longínquos mares da Terra Nova, para a qual eram obrigados, forçados a ir sob pena de serem presos, e era de tal forma, que quando alguns (muitos) se recusavam a GNR cercava a aldeia para levar os seus filhos, que não se sabia se voltariam ou não.


É óbvio que as durissimas condições de vida e trabalho a bordo dos lugres, aliada à forma de pagamento, levava a que os pescadores evitassem aquele tipo de vida. As mulheres trabalhavam na industria conserveira, em Olhão, por uns míseros trocados. Explorados, humilhados, forçados e votados às piores condições de vida, que não têm paralelo com os dias de hoje.


E foi pelos pescadores que foi construída uma unidade de saúde, com maternidade, junto do seu bairro, hoje entaipado por construções que o descaracterizam apesar de ter sido proposto para classificação como de interesse municipal. Só um calhau como o actual presidente da Câmara podia permitir tais construções, de forma ilegal e que tresandam a corrupção.
Na situação actual, um governo tão fascista quanto o do regime anterior, decidiu a régua e esquadro, destruir, acabar com uma freguesia, que até em termos económicos, é auto-suficiente, mal se percebendo a miserável decisão.
Ontem houve uma Assembleia Municipal e um grupo tentou manter viva a discussão em torno da questão, ainda que de uma forma errada ao que o partido que tem gerido os destinos do concelho desde o 25 de Abril logo respondeu que não estava disponível para discutir o assunto.


Que pode a população da Fuzeta fazer?
Em primeiro lugar, boicotar todos os actos eleitorais até que seja restaurada a freguesia, começando desde logo por recusar integrar as listas a sufragar, apontando a dedo como traidores todos os que colocarem a agenda partidária acima dos interesses da população.
Em segundo devem organizar-se, elegendo uma Comissão de Moradores, sem tutelas partidárias, constituída por elementos que não verguem, não vacilem perante as autoridades até que sejam satisfeitas as suas reivindicações, muito particularmente a restauração da freguesia com nova delimitação.
Se o Povo da Fuzeta deixar cair hoje a sua freguesia, amanhã perderá o centro de saúde, a escola e tantas outras coisas, tal como já perdeu a barra.
E tal como diz a ultima legenda do primeiro video "QUE OS SEUS FILHOS SE LEMBREM DELES". Honrai o passado de luta e historia dos vossos antepassados.
LUTEM! BOICOTEM AS ELEIÇÕES! REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Só agora é que a população da Fuseta acordou, para um bocadinho tarde!!!!!!!!!A única coisa que a Fuseta tem é a escola Primaria, porque o centro de saúde e a escola Dr.João Lucio pertencem a Moncarapacho!