sexta-feira, 1 de maio de 2015

O PRIMEIRO DE MAIO!

O dia 1 de Maio, é o Dia do Trabalhador e comemorado em todo o mundo democrático. Uma data odiada pelo patronato pelo seu significado e historia.
Na verdade decorria o ano de 1886 quando eclodiu uma greve geral em todos os estados americanos e no Primeiro de Maio, os trabalhadores de Chicago organizaram uma manifestação na qual participaram mais de 500.000 trabalhadores. Cinco anos depois mas em França, é convocada uma manifestação de homenagem às lutas sindicais dos trabalhadores de Chicago. Nessa primeira manifestação viriam a morrer dez pessoas vitimadas pela violência da carga policial.
Daí até aos nosso dias, onde era permitido, passou a ser comemorado o Primeiro de Maio.
Por cá, sentindo os ventos correrem de feição, o patronato, tudo faz para acabar de vez com a celebração do Primeiro de Maio, sendo o exemplo mais significativo da cadeia de distribuição PINGO DOCE, que por um lado diz não ter dinheiro para de aumento aos seus trabalhadores mas depois tem condições para fazer promoções de 50% de desconto.
Com os partidos representantes do grande capital na governação pós primeiras eleições da era da democracia, as condições de vida dos trabalhadores portugueses tem vindo a registar uma degradação acentuada, particularmente pela acção das medidas terroristas do actual governo, em áreas como saúde, educação, habitação, segurança social e na legislação laboral.
Por cá criou-se o habito das petiscadas neste dia desvirtuando por completo o seu significado e historia que urge retomar sob pena do rolo compressor do capitalismo, esmagar e escravizar os trabalhadores.
O 1ª de Maio é um dia de luta!

1 comentário:

Anónimo disse...

Em vez de demolir casas em bom estado, porque não deita a baixo, aquela miséria das 4 estradas,em ruinas, sem portas e janelas, só promessas, que belo cartaz de visita, para os milhares de carros que lá passam todos os dias, o que devem pensar desta Camara miserabelista ?