sábado, 30 de maio de 2015

RIA FORMOSA: NÃO À EXPLORAÇÃO DE PETROLEO NA COSTA!

Ver, ouvir e aprender, porque o saber não ocupa espaço e permite-nos combater melhor, as consequencias daquilo que nos querem impor sem sermos tidos ou achados no processo de decisão.
A exploração de gaz de xisto ou de petróleo na costa algarvia pode vir a ter consequencias catastroficas para alguns sectores, sem que se saiba que contrapartidas têm para as populações da região.
A exploração do gaz de xisto com recurso a perfuração horizontal implica rebentamentos que provocam sismos de 3,2 de intensidade, que virá acrescentar o registo de sismos, quase diários registados na região, o que por si só deveria determinar compensações para as pessoas que vierem a ser afectadas.
A exploração a 8 milhas da costa, muito perto do maior banco de pescada branca do Algarve pode significar o fim deste tipo de pesca, na zona.
A possibilidade da fuga de hidrocarbonetos e o acréscimo da poluição na nossa costa, é outro factor em conta, já que pode significar danos significativos na fauna e flora.
Tudo foi, e continua, feito no segredo dos deuses, escondendo do Povo em que condições foram negociadas as licenças para a exploração do petróleo, que avaliação de impacto ambiental e as necessárias contrapartidas a nível central, regional e local.
Os nossos governantes, actuais e anteriores, que têm mantido o segredo, devem vir de vez explicar o que se esconde por detrás do muro de silencio que construíram para esconder o que se vai passar a seguir.
Assim apelamos à participação neste evento que terá lugar esta tarde, pelas 16 horas no FARO SPOT CAFÉ!
Tu que tanto reclamas do mau ambiente, comparece!

1 comentário:

Anónimo disse...

ao ler este texto ate me ri como é dito coisas que so memso quem nada entende o diz...
ja agora sei o que digo pois sou Eng. Civil


" pode vir a ter consequencias catastroficas para alguns sectores" - e beneficios nao tem?
"provocam sismos de 3,2 de intensidade, que virá acrescentar o registo de sismos, quase diários registados na região"- as prefurações aumentarao os sismos? que relacao e com que base se diz isto?
"compensações para as pessoas que vierem a ser afectadas" - e ja agora 3,2 em que escala para causar danos será que vamos ser arrasados e cidades vao ser derrubadas

"de pescada branca do Algarve pode significar o fim deste tipo de pesca"-quantos barcos andam á pescada? pois ate as licenças foram retiradas a alguns por ja nao exercerem actividade á alguns anos pois se dedicaram ao polvo.

fuga de hidrocarbonetos e o acréscimo da poluição na nossa costa- basta visitar as plataformas existentes para ver que estao cheias de vida ate sao autenticas maternidades secalhar os.
"Tudo foi, e continua, feito no segredo dos deuses"- o segredo é a alma do negocio pois a quem de direito saber saberá

Tratem é de acabar com os esgotos que isso sim so destroi a economia, agora a exploraçao do subsolo prejudica claro mas tambem tem muitos beneficios