quinta-feira, 14 de maio de 2015

PRIVATIZAÇÃO DA AGUA EM MARCHA!


O vídeo acima, passou numa televisão alemã mas em Portugal muito pouca foi a cobertura que lhe deram, o que é normal já que os órgãos de comunicação social fazem parte de uma certa forma de Poder, o mesmo que nos rouba todos os dias.
Varias foram as vezes, que aqui chamámos a atenção para o facto de a Águas do Algarve, a empresa que detém a exploração em alta das redes de águas e saneamento, querer alargar a exploração às redes em baixa.
A Águas do Algarve é detida na maioria do seu capital pela Águas de Portugal, que a ser privatizada, passará a exploração da agua para privados. E pior ainda se conseguir a exploração da rede em baixa.
A generalidade das autarquias e ou empresas municipais têm dividas colossais à Águas do Algarve e a breve prazo serão confrontadas com a exigência da cedência da exploração da rede em baixa por conta da divida.
O projecto de privatização começou a ser delineado há mais tempo, quase impedindo a utilização dos furos ou até mesmo da declaração da agua dos poços/furos como impropria para consumo humano devido a uma possível contaminação, o que obriga ao uso da agua da rede, assegurando assim um consumo da agua publica que vai para alem do habitual.
Existe também a possibilidade de, tal como em Faro, abrir o capital das empresas municipais à iniciativa privada, com contratos leoninos, em que os privados, mesmo que a empresa tenha prejuízos, mantém os lucros, através das conhecidas rendas.
Todos nós sabemos do péssimo estado das redes em Olhão, completamente degradadas e nas quais a Câmara Municipal abandonou o investimento, criando as condições para a abertura à privatização da agua.
A agua é um bem essencial, indispensável à vida e por isso apelamos ao visionamento do vídeo e a uma profunda reflexão sobre o que se prepara para o nosso futuro.
Os partidos do arco da governação vão vendendo o País a retalho. Tudo que possa cheirar a negocio é para vender, seja em terra, no mar ou no ar, como nos mostram exemplos recentes das privatizações levadas a cabo e outras em curso.
Para que queremos um Europa que só nos conhece para explorar os nossos recursos e matar-nos à fome e sede?
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: