segunda-feira, 25 de maio de 2015

RIA FORMOSA: PIRATARIA GOVERNATIVA!



Os moradores das ilhas barreira da Ria Formosa, podem descansar que pelo menos este Verão, vão passar em casa, mas não podem nem devem descurar a vigilância sobre o que está para vir, e continuar na luta pela legalização das suas casas.
As imagens acima, constam de um documento da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, datado de 2009, e assinado pelo testa-de-ferro do meia-leca em ministro do ambiente, Sebastião Braz Teixeira.
Naquelas imagens, a linha vermelha marca o limite das margens de mar, ou seja terrenos do Domínio Publico Marítimo, e nelas são visiveis, a quantidade de casas ali implantadas, a maioria de segunda habitação, como o meia-leca gosta de presentear os moradores das ilhas barreira.
Apesar de implantadas em DPM, sobre estas construções nada se diz ou não fossem elas feitas por usufrutarios das benesses dos partidos que se alternam na pirataria governativa, PS e PSD, que assim satisfazem as suas clientelas.
Não basta atirar para cima do demolidor Moreira da Silva, mas a todos os outros que permitiram, à revelia da Lei, que se pudesse construir onde não se devia e era proibido. Só que estes construtores faziam, e fazem, parte da corte que suporta financeiramente os partidos do arco da governação.
O que têm os moradores das ilhas barreira para lhes dar? Só um enxurro de porrada, que outra coisa não merecem!
Mais, o actual governo, que tanto fala na protecção do litoral, criou um Departamento do Litoral e Protecção Costeira, dentro da Agência Portuguesa (do mau) Ambiente, que elaborou um Guia de Apoio sobre a Titularidade dos Recursos Hídricos, com data de 2013.
Se este documento fosse para aplicar, muitas seriam as casinhas dos malfeitores que se acobertam no Poder politico que teriam de ser demolidas, mas essas não podem ser demolidas, só as dos descamisados da Ria Formosa.
O facto dos Tribunais terem feito seguir para julgamento a acção principal que acompanha as providências cautelares, permite aos moradores organizarem-se com vista ao futuro, mas não significa que tenham ganho a guerra, apenas, e muito importante na mesma, uma batalha, e que mesmo assim importa analisar.
Contra argumentou, a Sociedade Polis, com o interesse publico, quando sabia que o Tribunal no caso da Praia de Faro havia rejeitado tal argumento. Sabiam pois que em principio estariam condenados à derrota.
Porque o fizeram?
Estamos a quatro meses de eleições, que vão ser muito duras, e o governo laranja pretende adiar o problema, deixando a batata quente para quem vier a seguir e se sabe ter sido o causador do problema com a aprovação do POOC e do POLIS.
No essencial, a conclusão que podemos tirar disto, é que se por um lado precisamos de correr com este governo, precisamos também de fazer eleger um governo que seja capaz de colocar os interesses do Povo em geral, acima dos interesses de uma minoria.
Uns e outros são farinha do mesmo saco e não servem os interesses dos moradores das ilhas barreira!

3 comentários:

Anónimo disse...

A campanha eleitoral está em marcha! Votem "Olhão livre"!

Anónimo disse...

Devíamos era toda a cidade boicotar as eleições, para aquela corja lá de cima , com mais artes que os bonapartes como dizia a minha bisavó, ver a revolta do povo de Olhão.
Nem publicidade nem campanha, aqui não devíamos permitir nada, chulos zébras fascistas.

Anónimo disse...

Amigo anónimo de 26 de maio
Quanto ao não permitir nem publicidade nem campanha, concordo 100% consigo, mas deveríamos votar todos contra a corja que nos anda a gamar à muito tempo. Assim sim, era a revolta dos filhos de Olhão. Rua com todos eles.