domingo, 15 de novembro de 2015

OLHÃO: POLIS FAZ ATERRO ILEGAL?





Em Junho de 2008, era aprovado o Programa Polis Litoral da Ria Formosa, um programa de valorização e requalificação da Ria Formosa, começando desde logo pela irregularidade da sua aprovação sem ter promovido a Avaliação Ambiental Estratégica necessária, o que motivou queixas tanto junto da então CEE como de Tribunal Administrativo.
E com isso ganharam-se dois anos!
Entretanto e porque de há muito que se instalou a impunidade dos gangs que tomaram o Poder, central, regional e local, a Câmara Municipal de Olhão na qual o actual presidente era á época vice, entenderam proceder a um aterro ilegal a poente do Marina Village.
Aterro esse que daria a uma denuncia junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), que promoveu um inquérito e admoestou a autarquia a remover o entulho ali despejado, caso contrario seria penalizada com uma coima no montante de 44.000 euros. Aterro esse de que dávamos conta em http://olhaolivre.blogspot.pt/2009/11/cmo-destroi-zona-humida-da-ria-formosa.html.
Passados sete anos sobre a aprovação do Polis e seis sobre o aterro promovido pela Câmara Municipal, assistimos agora, novamente a outro aterro, desta vez promovido pela Sociedade Polis, como se pode ver nas imagens.
O actual, não é um aterro qualquer, dado compor-se de lamas com contaminação por metais pesados e que por lei teriam de ser depositados em destino apropriado, mas como se trata de uma sociedade do Estado que goza de uma certa impunidade, tudo pode fazer, sem cumprir os requisitos mínimos.
A operação de cosmética de retirada do lixo de um lado para debaixo do tapete, mas à vista, deixa muito a desejar, mas como vai sendo habito, de imediato mandaremos nova denuncia para a CCDR acompanha das imagens e lembrando o processo movido em 2010, numa tentativa de remoção do Poli(xo)s para sitio mais apropriado.
Quanto aos outros aspectos da dita "requalificação" nos pronunciaremos noutra altura, porque se é certo que limparam o lixo, não foi a pensar em quem usa o local para exercer a sua actividade económica.
Coisas da Polis e da Câmara Municipal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Será que limparam o lixo que estava na zona ou simplesmente aterarram esse lixo entre esse lixo encontrava-se muitas telhas de amianto e latas de tintas usadas que continham restos de tintas tóxicas.
Falam muito na defesa do ambiente mas são tão poluidores e destruidores da natureza como o Pinocas que continua a envenenar as aguas da ria formosa sem que nada lhe aconteça.

Anónimo disse...

as queixas do terramoto mostram logo quem lucrava com os tanques ilegais que a polis destruiu... devia ser para fazer mais que queria ir para o taxo da camara...

Anónimo disse...

e que tal informarem-se convenientemente antes de escreverem o que quer que seja, bem ou mal, mas a verdade acima de tudo.