quinta-feira, 13 de setembro de 2018

OLHÃO: MAIS NEGOCIATAS EM PREPARAÇÃO!

O presidente da câmara municipal de Olhão veio prestar algumas declarações à imprensa regional, e que pode ser lido em http://www.sulinformacao.pt/2018/09/vai-nascer-uma-nova-zona-para-a-nautica-de-recreio-no-porto-de-pesca-de-olhao/ que nos merecem alguns comentários bastante duros.
Se alguém pensa que se trata de algo de novo, desengane-se porque já corre há algum tempo, com a criação de condições para novas negociatas.
Ainda está em aberto a compra das antigas instalações da Bela Olhão tendo, nos diversos momentos desse processo, o presidente da autarquia fundamentado tal compra com variadas versões de entre as quais se destaca a posterior alteração do uso do solo para tornar urbanizável aquele espaço. Só mais tarde viria dizer que era para albergar alguns serviços da câmara.
Há uns meses atrás dizíamos nesta pagina que o Pina foi por nós visto na companhia de Luís Coelho, ex-presidente da câmara municipal de Faro, conhecido promotor imobiliário, a fazer o "reconhecimento" das instalações das antigas fábricas do Lázaro e do Xavier. Entretanto e segundo nos informaram, aqueles cavalheiros arranjaram um testa-de-ferro que começou a sondar os proprietários de casas junto da fabrica do Xavier.
Tal como diz o Pina na peça jornalística já estava em preparação a fruição publica da zona envolvente do lado poente do Porto de Pesca mais conhecida por Avenida 16 de Junho e vinha negociando a possibilidade de parte daquela área vir a ser afecta à náutica de recreio. Ou seja, o lado poente do Porto de Pesca virado para o sector turístico, valorizando assim os empreendimentos em preparação para a Bela Olhão ou para a zona da fabrica do Xavier. De há muito que denunciamos o conhecimento prévio da utilização de determinados solos para enriquecer de forma ilegítima os potenciais compradores.
A concretizarem-se os planos do Pina, não serão apenas os terrenos do Largo da Feira, mas também os terrenos circundantes à área portuária que vão ser objecto de fabulosos negócios, com muito dinheiro a passar de mão em mão, a indiciar práticas pouco recomendáveis de quem tem o Poder.
Todo este processo tresanda a negócios escuros, preparados nos corredores do Poder político, com recurso à utilização de dinheiros públicos para beneficiar privados.
Nos próximos dias, voltaremos a pronunciar-nos sobre as tramoias e possíveis consequências dos planos do Pina. Certo é que as pessoas de Olhão, no geral, e os pescadores em particular devem estar bem atentos às movimentações que se vão seguir.
Votaram na canalha, está na hora de inverter a situação! Lutem! 

1 comentário:

Anónimo disse...

essa hostoria da doca vir a ser porto de recreio agora veio a publico mas ja é ideia antiga pois a doca pesca fez uma vedacao e deixou essa mesma zona fora da vedacao de proposito para que a area vedada seja para a pesca profissional. e a sem vedacao e as rampas para uso de recreio.