segunda-feira, 24 de setembro de 2018

VILA REAL DE Sº ANTÓNIO: O FMI NACIONAL E A CÂMARA!

Depois de 2009, o Povo português assistiu à invasão do Fundo Monetário Internacional para proceder ao "resgate" da situação financeira em que encontrava o País. A vinda do FMI foi precedida de reuniões prévias com os conselheiros do PSD que forçaram aquela "invasão".
O FMI veio impor medidas para o pagamento de uma divida que o Povo português não criou nem dela beneficiou de entre as quais se destacavam o corte nas despesas e o aumento das receitas como forma de esmifrar a economia familiar e assim evitar o consumo. Essa foi a grande aposta, reforçada com a entrada para o governo de Pedro Passos Coelho de má memória. E foi ele também quem criou o Fundo de Apoio Municipal e o Programa de Ajustamento Municipal.
Essa foi a grande obra do PSD no governo, apertar o nó à volta do pescoço do Povo. Curiosamente, assistimos neste momento a uma situação semelhante, com o governo português a pôr-se no lugar do FMI, exigindo à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António a execução de um programa semelhante ao do verdadeiro FMI, salvaguardando a dimensão dos valores envolvidos.
Não podemos de alertar para o facto desta autarquia ser gerida pelo PSD!
Como se pode pela imagem, há um saldo negativo de 4.318.727 euros na aplicação do programa de ajustamento face ao que este previra.
Uma das medidas que não foi cumprida foi a da racionalização da aquisição de serviços, nem vai ser cumprida, porque se atendermos à contratação de serviços que vem publicada no portal base do governo, a cegada continua.
A titulo de exemplo, citamos a contratação de um gabinete de advogados que de 06/11/2017 a 05/12/2017, a autarquia de Vila Real gastou mais de duzentos mil euros. Que raio anda a fazer a câmara de Vila Real para necessitar tanto de advogados. Coisa certa, correcta, não é pela certa!
Mas aquilo que nos faz vir a terreiro é que para poder cumprir o Plano de Ajustamento Municipal, a câmara de Vila Real vai ter de aumentar as receitas e reduzir as despesas. O aumento das receitas implica o aumento de taxas e impostos municipais e, certamente, acompanhada da alienação de património.
Mas afinal quem criou a divida da câmara Municipal de Vila Real de Santo António? O Povo daquela cidade? Não! Foi uma certa classe política, que depois de abandonar o lugar, tornou-se consultor de outras câmaras. E que rico consultor, aquele que leva as autarquias à situação de falência!
Vila Real é um concelho com graves problemas sociais fruto do desemprego e da sazonalidade do turismo, com uma das mais elevadas taxas de pessoas a receberem o Rendimento de Inserção Social e como a sua situação era má ainda vai ficar pior com a aplicação deste PAM.
Nesta matéria, o governo Costa, comporta-se exactamente com o FMI, obrigando a assaltar as pessoas para pagarem dividas criadas pelo Poder em nome das pessoas e sem quaisquer benefícios para elas.
O Povo de Vila Real de Santo António deve lutar contra todas as medidas que visem o aumento de taxas e impostos municipais que já são das mais elevadas de toda a região.
LUTEM! SEM LUTA NÃO HÁ VITÓRIA!

2 comentários:

Anónimo disse...

Um galinheiro muito bem mandado. A MAFIA conhece muito bem a espécie.

Anónimo disse...

A família MAFIA a gerir o galinheiro tuga. Alguns não aceitam o abuso, a maioria não se importa parecendo que até gosta. Viva a democracia.