sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

OLHÃO: ASSALTO ÀS FINANÇAS LOCAIS!


Desde o inicio do mandato que se esperava a contratação do ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Sº António, Luís Gomes, mas só agora foi possível.
O contrato publicado no passado dia 16, tem a duração de quatro meses e custa ao município 23.985 euros, incluindo o IVA.
Como se pode ver nas imagens acima, não se trata de um projecto de concepção ou de execução; não se trata de um projecto de arquitectura nem de engenharia; não se trata de um estudo, de uma obra ou de uma empreitada, mas tão só de uma operação..., operação contabilística que permite a transferência do dinheiro dos contribuintes para os bolsos d ex autarca que se abotoa com 19.500 euros de todos nós. Paga otário que é para isso que serves!
Não será demais recordar que Luís Gomes, na qualidade de presidente da câmara de Vila Real, herdou do socialista Murta, uma divida incomportável face ao orçamento que tinha, mas ainda assim quintuplicou-a, tornando-a impagável. E de tal forma assim foi, que obrigou a um plano de ajustamento financeiro, incumprido, o que determinou a suspensão da aplicação do Fundo de Apoio Municipal.
Com essas brincadeiras, feitas em nome do Povo, conseguiu complicar a já péssima vida da maioria da população daquela cidade, cobrando estacionamento em todas as ruas e privatizando os serviços de agua e resíduos, para reduzir a divida. E lá estão os otários de Vila Real a pagar uma política criminosa, de endividamento publico excessivo.
Mas porque o presente contrato está associado à reabilitação urbana da Zona Histórica, não podemos nem devemos esquecer que tal política em Vila Real, redundou numa modernização da parte velha da cidade pouco se respeitando as características da arquitectura pombalina.
Depois de um Plano de Pormenor da Zona Histórica, que mereceu forte contestação por parte dos moradores, e de um Plano de Acção para a Reabilitação Urbana (PARU) da Zona Histórica, vem agora esta "operação" que não sabemos o que vem a ser.
Nada nos move de pessoal contra o Luís Gomes mas não podemos deixar de assinalar que uma coisa é o seu pensamento social democrata e outra é a sua pratica neo-liberal na gestão municipal, e aí temos de estar contra.
A troca de favores entre os dois autarcas, levou a que fossem para analise na Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real, cerca de setenta processos de obras particulares e ainda a elaboração do Plano de Pormenor da Quinta João de Ourem, que não sai do papel.
Com as eleições autárquicas de 2017, assistimos à admissão ou contratação de pessoal por parte do grupo câmara municipal de Olhão, que antes estava ligado à autarquia de Vila Real, a que só faltava esta, a mais recente.
A exemplo do que se passa no resto do País, a contratação publica, torna-se num autentico assalto às finanças locais, assalto legitimado pelo voto popular que ainda acredita nesta gente. O sistema está podre e enquanto as pessoas não entenderem que só elas o podem mudar, não vamos lado algum. 

Sem comentários: