terça-feira, 29 de janeiro de 2019

RIA FORMOSA E A MORTE ANUNCIADA DA PESCA!

Nas ultimas semanas tem sido constante as noticias de intervenções da Policia Marítima e da Brigada Fiscal da GNR sobre aqueles que exercem alguma actividade na Ria Formosa. Dá-se conta da apreensão de artes ditas ilegais, de bivalves polvos e como não podia deixar de ser o cavalo marinho. isto quase todos os dias, seja em Olhão, Fuzeta ou Tavira.
Tal não acontece por acaso, mas antes, numa complexa teia de cumplicidades que fazem antever o pior dos cenários para o futuro da pesca.
Depois de engodarem os pescadores com a reforma antecipada por desgaste físico, uma reforma de  miséria diga-se que os obriga a voltar ao mar  para fazerem face à carestia de vida, vem agora o anuncio da proibição de exercerem qualquer actividade no mar.
Ora, a maioria das pequenas embarcações tem nos reformados a sua principal fonte de pessoal e quando não se reformados, alguns deles  são toxicodependentes. Se os reformados não puderem trabalhar e cada vez que seja necessário matricular ou dar baixa de uma matricula os donos dos barcos terem de pagar cinquenta euros, é muito natural que a generalidade dos barcos fiquem atados ao cais.
Bem podem dizer que há pessoas interessadas, mas estas quando confrontadas com os fracos rendimentos, depressa desistem, ou seja, em breve teremos barcos mas não haverá companhas.
Os partidos da alternância de Poder não têm coragem para assumir que querem acabar com a pesca, devido aos custos eleitorais e então arranjam medidas avulsas que a prazo condenam a actividade piscatória.
Até a pesca lúdica vai ser objecto de um agravamento das taxas que se prevê chegue aos duzentos euros; nada escapa á sanha destruidora da pesca.
Tudo isto porque a UE, se deixou capturar pelas grandes potências da pesca, e particularmente dos produtores de peixe de aviário, com que pretendem invadir os mercados e obrigar-nos a comer um peixe sem qualidade. E quando não for de aviário, será do congelado.
Nós temos o maior mar da Europa e um potencial enorme mas a submissão dos governos de lacaios da UE aceitou que o nosso mar fosse transformado no Mar Europeu, onde as grandes potências vão arrasar com os nossos recurso naturais até que sejam criadas as condições para a exploração mineira do mar profundo. Mais poluição que o ministro do ambiente não vê, o que não espanta, já que cada vez que abre a boca ou entra mosca ou sai asneira.
Da conjugação da repressão que se faz sentir na pesca com as medidas penalizadoras para os pescadores não vai demorar muito até que os barcos fiquem atados ao cais e aqueles que ainda aguardam pela possibilidade de um chamado "abate" para receber uns trocados, esqueçam que as nossas autoridades logo lhes tratam da saúde.
É A MORTE ANUNCIADA PARA A PEQUENA PESCA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Os bons alunos do plano sinistro da transformação em manada de serviçais. Que dor vai haver quando a droga anestesiante deixar de produzir efeito. Sejam felizes com bola e festança à farta.