sábado, 12 de janeiro de 2019

OLHÃO: OBRAS DE MERDA!

Como é do conhecimento geral em Olhão, na Avenida D. João VI, há mais de um ano que  que se vem fazendo a rede de esgotos publicas que irão substituir as fossas que ali existem. Pensamos que as fossas serão substituídas mas até lá ficam-nos muitas duvidas.
No troço que se pode ver na imagem, a empresa responsável fez a sua parte, de acordo com o caderno de encargos, que não contemplava a ligação dos esgotos dos edifícios à rede publica, agora instalada.
Dizem uns que a ligação daqueles esgotos cabem ao antigo construtor, outros dizem que cabem aos condomínios, e nós dizemos que cabem à Ambiolhão.
Na verdade, a responsabilidade de qualquer construtor, é trazer os esgotos dos prédios até cinquenta centímetros da porta, sendo da responsabilidade da autarquia, neste caso da empresa municipal, a sua ligação à rede de esgotos. É por se pensar que cabe a responsabilidade ao construtor que os esgotos são ligados à rede de aguas pluviais, que depois vão desaguar sem qualquer tratamento na Ria Formosa, junto do Cais T, nos Portos de pesca e de recreio. A autarquia e a sua empresa municipal, demitiram-se da sua responsabilidade.
 Resultado de imagem para esgotos tóxicos Faro
Mais, depois da obra ter cumprido todos os requisitos para obter a licença de habitabilidade, mal se compreenderia que fosse responsabilidade de quem cumpriu e não da entidade licenciadora.
Por outro lado, se ao criar a rede publica foram abertas as valas e teria sido uma boa ocasião para proceder a essas ligações que deveriam constar do caderno de encargos. E não só, já que aquele quarteirão mais parece de Bagdade e não de Olhão, tal o estado do piso.
Mas em Olhão, todas as obras da autarquia, parecem obras de merda, tal a ausência de planeamento. Exceptuando as que se destinam à feira de vaidades e para consumo externo, nada obedece a um pano de curto, médio e longo prazo para resolver os problemas das infraestruturas, abrindo e fechando valas, esventrando ruas e mais ruas, para depois ficar tudo na mesma como a lesma.
Aos poucos, vamos descobrindo a careca ao careca presidente a precisar de um implante capilar, se é que quer manter a imagem de galã. 

1 comentário:

Atento disse...

Uma vergonha o pina estar a exigir que sejam os donos do prédio a fazer a ligação dos esgotos.
Deve ser por isso e por outras negociatas que anda nervoso e a ficar careca.