quinta-feira, 23 de maio de 2019

RIA FORMOSA: MAIS UM ATAQUE EM VIOLAÇÃO DOS PLANOS DE ORDENAMENTO!

Atribuindo a responsabilidade do evento para cima de terceiros, para se livrarem da responsabilidade que lhes cabe, apenas se constituindo parceira, a Câmara Municipal de Olhão está por detrás do IV Night Race de Olhão Desafio Fuzeta, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/2680-iv-night-race-olhao-desafio-fuseta-leva-atletas-a-fazer-percurso-junto-a-ria-formosa.
Nada temos a opor ao evento mas não podemos deixar de discordar do percurso que pode ver na pagina da autarquia onde diz aqui , pela simples razão de que para passar por detrás do Delmar, necessariamente que vão ter de passar numa zona com espécies de flora protegidas por convenções internacionais e pelos planos de ordenamento do Parque Natural da Ria Formosa e do Orla Costeira Vilamoura-Vila Real de Sº António.
Claro que isto não acontece por acaso e competia à autarquia, ao tomar conhecimento do traçado, esclarecer os organizadores de que poderiam estar a incorrer em violação da Lei. Então porque o faz a autarquia?
É preciso recuar um bocado no tempo, à construção do duvidoso empreendimento para se perceber o que está em causa. Na verdade, o projecto deveria prever uma faixa de acesso ao mar, pelo que obrigaria à sua cedência, mas tal não aconteceu; passados anos, ainda tentaram colmatar aquela falha.tentando fazer um passadiço externo, o que foi prontamente denunciado.
Agora aproveitam este evento para de forma simples, criarem o tal acesso, o que implica a destruição  da flora existente, abrigo de espécies da fauna, também ela protegida, perante a passividade geral. A destruição de fauna e flora pouco diz à maioria das pessoas, que se dizem preocupadas com o ambiente mas apenas criticam a falta de limpeza quando deveriam olhar para o todo e não apenas com a parte.
O presidente da câmara, como habitualmente classifica aquela flora como umas ervinhas, mas também não espanta nem a ignorância dele, nem os interesses que se escondem por detrás dos ataques à Ria Formosa.
Lamentamos o silêncio cúmplice de entidades como o Parque Natural da Ria Formosa, da Agência Portuguesa do Ambiente e até mesmo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, responsáveis todos eles pelo mau ambiente no Algarve.
O País está a saque desta cambada de político-mafiosos e seus clientes.  

2 comentários:

Anónimo disse...

Planos e leis são ferramentas que a MAFIA utiliza para afastar quem incomoda os negócios.Comparando bandidos, estás perdoado Salazar.

Anónimo disse...

Qual a razão do muro de silêncio? Se por medo, medo de quê ou de quem?