sexta-feira, 19 de junho de 2020

ALGARVE: ALARMISMO OU REALISMO?

Desconfinar é sinonimo de responsabilidade! Diz o presidente da câmara municipal de Olhão e AMAL, para de seguida se atirar, indirectamente, ao bastonário da ordem dos médicos.
Não há muito tempo que os profissionais de saúde eram elevados à condição de heróis mas agora que começam a lutar por melhores condições de trabalho e de vida, regressam à condição de vilões.
Afinal que disse de tão mal o bastonário da ordem dos médicos? Que se o numero de casos de infectados pelo Covid 19 no Algarve excedesse os cem que seria de ponderar uma cerca sanitária ao Algarve.
Porque razão, o bastonário proferiu tais palavras? O Hospital de Portimão está enviando os casos de Covid para o Hospital de Faro e se o numero de casos continuar a aumentar, este não terá condições para acudir a toda a gente.
Os profissionais de saúde, ao longo dos meses têm vindo a alertar para a falta de meios técnicos, humanos e financeiros para fazer o seu trabalho, que vêm fazendo apesar de tudo de forma muito meritória, razão pela qual foram promovidos a heróis.
Obviamente que o recente caso de uma festa em Lagos onde foram detectados umas dezenas de infectados veio chamar a atenção para o problema, o que levou o bastonário da ordem dos médicos a tomar uma posição.
Claro que o presidente da câmara e da AMAL, não podendo dizer directamente o que pretendia se refugia numa possível luta de uma classe profissional, neste caso dos médicos que ainda não reivindicaram nada, quando já o deviam ter feito. O que o Pina queria dizer é que o bastonário será de um partido diferente do seu, que exerce o Poder, e como tal deve estar calado.
Quando a democracia cai no caixote do lixo do Pina, tudo é de esperar!
Quando ele pede a responsabilização dos organizadores da festa, esquece que ele próprio promoveu uma festa, um roadshow, onde se viram vários aglomerados de pessoas maiores dos que participaram na festa de Lagos. A diferença está no facto de haver ou não infectados, mas o risco de contaminação esteve sempre presente, já que as pessoas não mantiveram o distanciamento necessário e muitos não usavam as mascaras, porque o município ainda não as distribuiu como prometido.
É este o conceito de responsabilidade do Pina? 
Porque não diz o presidente que o seu partido, no exercício do Poder, através das cativações orçamentais, degradou o Serviço Nacional de Saude e a saúde publica não fazendo os testes necessários? Porque não diz o presidente que alguns dos profissionais de saúde do IPO, um centro de elevado risco para os doentes já demasiado fragilizados, não fizeram os testes? Porque razão médicos e enfermeiros só fazem testes se apresentarem sintomas? Não será isso uma irresponsabilidade grave de quem tem o poder de decisão?
Já agora, porque razão vários países europeus fecham as portas a portugueses? Querem lá ver que foi por causa do alarmismo do bastonário?

1 comentário:

Anónimo disse...

A saúde vai muito mal, menos para alguns que se sabem tratar. Cada vez há mais pobreza, pedintes e "bandidagem" em Olhão. Roadshows dispenso, obrigado!