terça-feira, 23 de junho de 2020

OLHÃO: DEMOLIÇÕES NA ARMONA?

Fechado a sete chaves está o novo PIR da Armona embora já esteja aprovado, o que não acontece por acaso. Na verdade o novo PIR cumpre o objectivo de reduzir a área concessionada à Câmara Municipal de Olhão, alterando as linhas previstas pelo Plano delineado pela Polis.
Assim, casa que eram para ser demolidas por estarem fora da área concessionada, poderão vir a manter-se, mas outras, cuja demolição não estava prevista, poderão vir a conhecer o espectro da demolição.
O presidente da câmara, António Pina dirá, que para salvar umas terá de mandar demolir outras. Não diz é que as alterações introduzidas visão essencialmente salvar a pele do bicho. É que, as casas do recovo vão ficar de pé, uma forma simpática de tentar legalizar a casa do casal inglês que pedia uma boa indemnização porque a obra foi autorizada pela autarquia e que por via disso está obrigada às indemnizações previstas na Lei.
O PIR está fechado a sete chaves para não haver fugas de informação que possam provocar algum burburinho, numa altura em que a ilha está cheia de pessoas. Mas lá para Setembro/Outubro será apresentado com o discurso da necessidade de demolir umas para salvar outras, tal como fizeram no Farol e nos Hangares. 
A concessão da Armona à Câmara Municipal de Olhão termina em 2023 e deve ser renovada ou anunciada a cessação, um ano antes, ou seja em 2022, daí a urgência em resolver este problema. Acontece que a rede de esgotos da Ilha da Armona não está feito, nem se fala nisso, e era condição indispensável para a sua renovação.
A promiscuidade politica do presidente da autarquia e do ministro do ambiente, aquele que tutela a área, permitem toda a espécie de artimanhas, quando se trata de salvar a pele dos camaradas de partido, mesmo que com isso prejudiquem as pessoas.
Também não deve ser esquecido que na campanha eleitoral de 2013, António Pina dizia pretender transformar a Armona na Quinta do Lago de Olhão. E é bem possível que, caso a concessão não seja renovada, ela possa ser concessionada a uma entidade privada, e não tenham duvidas que haverá interessados.
Enquanto todos estão preocupados com a pandemia, e essa também serve de desculpa para a não divulgação do novo PIR, a Câmara Municipal de Olhão prepara-se para dar mais uma facada nas costas de quem tem uma casa na Ilha da Armona.
Acordem antes que a vossa casa seja demolida!

Sem comentários: