sábado, 6 de junho de 2020

OLHÃO: OS IRRESPONSAVEIS!

1 - Ainda subsistem muitas duvidas quanto ao Covid 19, com grupos de cientistas a dizerem uma coisa e outros a dizerem coisas completamente diferentes, com publicações ditas cientificas muito controversas.
Depois da utilidade ou inutilidade do uso de mascaras, de luvas e de outros artefactos de protecção; depois da instalação de hospitais de campanha que felizmente não chegaram a ser utilizados; depois do confinamento obrigatório dos "velhos", os maus da fita, chegou a vez dos mais jovens ser agora os "irresponsáveis" que querem estragar tudo.
Quando se sabe que o armazém de um conhecida empresa de produtos alimentares tinha cerca de cento e cinquenta infectados e que ninguém o mandou encerrar, apesar do risco de contaminação dos seus produtos e que deveria ser obrigado ao encerramento por um período mínimo que fosse para que o vírus morresse naturalmente. Quando se sabe que em muitas fabricas ou outros locais de trabalho bastante movimentados não foram cumpridas regras mínimas de protecção, é caso para dizer que a protecção da economia está acima da saúde de quem trabalha.
Para os bairros pobres mandam-se as forças de segurança para forçar o confinamento das pessoas, mas medidas de confinamento do vírus foram muito poucas, salvo honrosas excepções.
2 - Depois de um confinamento forçado, é natural que os mais jovens, e também os menos jovens, saiam á rua para dar lugar à alegria e organizem algumas festas.
Obviamente que devem observar alguns cuidados para não serem infectados. Devem ser sensibilizados sem serem rotulados como se estivéssemos falando de malfeitores.
A abertura das fronteiras é, no contexto de pandemia, um acto de irresponsabilidade, a não ser que sejam tomadas medidas de verificação, monitorização dos visitantes para se saber se estão ou não infectados. Não podem é apelidar os residentes de irresponsáveis e depois permitirem que os visitantes tenham comportamentos de risco superiores aos dos que cá estão.
3 - Foi noticia a conferencia de imprensa dos irresponsáveis-mor cá da zona, como se pode ler em  https://www.barlavento.pt/destaque/antonio-miguel-pina-irresponsaveis-nao-podem-estragar-tudo, onde entre outras coisas, sobressai o tema da irresponsabilidade, mormente por um individuo a quem o Poder lhe subiu à cabeça.
Não diz este cavalheiro que ele é o grande irresponsável cá do sitio, já que no fim-de-semana passado, depois do cortejo musical da Move-te Jovem, foram jantar cerca de trinta pessoas num restaurante junto à estação do caminho-de-ferro. E as distancias?
É evidente que não podemos meter todos no mesmo saco, mas os responsáveis pela organização do jantar, sessão de pastagem à custa do dinheiro do erário publico, são de facto os culpados desta situação.
Apelidar cinco jovens que se deslocaram a uma festa de desconfinamento de irresponsáveis quando quem os rotula faz o mesmo ou pior, é ridículo.
Claro que os senhores ligados ao Poder podem tudo, seja em Fatima, seja no Campo Pequeno seja num jantar dos presidentes da câmara ou da Junta.
E se os mandasse a todos à bardamerda eram mal mandados?

1 comentário:

Anónimo disse...

Porque o "politicamente correcto" repudia a explicita falta de decoro, sugerir que pesquem no T mal não parecerá.