segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

FUZETA PARENTE POBRE NO DESPORTO

 Para quem acompanhou aolongo dos anos sabe que a Fuzeta sempre foi um viveiro de jogadores alguns de grande valor. Basta recordar os saudosos Matias e Januario, mais o Ismael entre outros.

No passado, o Sport Lisboa e Fuzeta tinha um campo onde treinavam, jogavam e formaram-se ali jogadores que integraram os planteis do Olhanense e do Farense.

Campo esse criado em terrenos que eram do dominio maritimo, já que o mar entrava por ali adentro. Entretanto foram feitos alguns aterros e aquilo que era do dominio publico maritimo, passou a ser do dominio privado do Estado, e como tal usocaptiveis. E disso se aproveitaram alguns "benfeitores" da Fuzeta que exerceram o direito de usocapião sem estarem na posse do terreno, uma vera que era o Sport Lisboa e Fuzeta quem o utilizava com regularidade.

Até que o campo de futebol deixou de ser utilizado pelo Fuzeta e passou a Parque de Estacionamento no Verão. Com isso mataram a formação, e a equipa de futebol.

Vem este arrazoado a propósito da proposta  das Grandes Opções do Plano do ano de 2022, do qual reproduzimos a imagem seguinte


Desta proposta, pode concluir-se que, para a câmara, a Fuzeta é o parente pobre na area desportiva, já que, como se pode ver, a autarquia propõe-se construir dois campos de futebol. Embora não se diga onde vai ser construído um deles, mas crê-se que será na freguesia de Quelfes, porque na de Olhão não há espaço para tal. Já o outro é na Fuzeta.

Mas existem grandes diferenças entre eles, pelo menos em termos de investimento. É que o de Quelfes, tem um investimento total 702.437,00 euros, o da Fuzeta fica-se pelos 270.000,00, um terço do outro.

Se o investimento é mais pequeno, certamente não terá as mesmas condições seja ao nivel do piso, terra batida ou relvado, balnearios e ou pequenas bancadas.

Ainda que seja sempre de louvar a  construção de um recinto desportivo na Fuzeta, não devemos esquecer que ele já estava previsto no PDM, aprovado em 1995, há vinte e seis anos. Mais vale tarde que nunca! Mas entendemos que para a prática desportiva devem ser proporcionadas condições identicas sob pena de uns  evoluirem mais que os outros.

Claro que sabemos que a Fuzeta é o parente pobre nesta, como noutras, matérias. Mas é o que temos.

Sem comentários: