domingo, 12 de dezembro de 2021

OLHÃO: A QUINTA DO LAGO DO PINA EM MARCHA!

 Decorria a campanha eleitoral autarquica de 2013 quando o Pina se lembrou que a grande aposta seria a transformação da Ilha da Armona na Quinta do Lago de Olhão.

Por essa altura ainda não havia o Plano de Intervenção e Requalificação (PIR) da Ilha, que esse só viria a ser elaborado em 2015. Havia sim a ideia de fazer  um estrada envolvendo toda a malha urbana com direito a algumas penetrações para permitir o acesso às viaturas dos bombeiros e de limpeza.

O PIR aprovado mandava demolir um numero elevado de casas, entre os quais, estabelecimentos iconicos do sitio.

Mas não foi por isso que o Pina discordou dele, contestando-o de tal forma que já foi objecto de outras versões, como a de Julho de 2020. No fundo ganhava tempo por causa da construção da rede de saneamento a que está obrigado se quiser a renovação da concessão.

E como não podia deixar de ser, até a rede de saneamento serve para ganhar tempo. Como se sabe as obras em cima das ilhas não devem ser feitas durante a época balnear. Apesar disso e depois de ter aberto concurso publico para a obra numa altura em que lhe permitia iniciar a obra nos finais de Setembro, eis que protelou por forma a que as mesmas só avancem em Fevereiro de 2022.

Pelo meio, e às escondidas dos moradores da Ilha, foi aprovada a ultima versão da proposta de PIR em Fevreiro de 2021, como sepode ver na imagem a capa do Relatorio que a seguir reproduzimos


Quando utilizamos a palavra "moradores", o que vai contra a nova versão do Pina a esse respeito, recordamos que quando o casal inglês foi manifestar-se para a porta da câmara, ele, Pina, afirmou ter recebido os moradores da Ilha no salão nobre dos Paços do Concelho. Para isso eram moradores, mas quando não lhe convem diz que não o são!

Por alguma razão, este PIR é escondido das pessoas, em especial daquelas que votam ou podem influenciar o sentido de voto. Para começar, são sinalizadas 329 casas em zona de risco, a que acrescem mais umas quantas (por detrás do Tolinhas) que devem transferidas por permuta de lotes.

Só que foi delineada uma  estrategia que vai permitir que a casa dos ingleses se mantenha de pé por mais uns anos enquanto muitas outras irão abaixo. Estrategia que consiste na definição de prazos longos em função do avanço das aguas do mar.

Claro que não só o Relatorio precisa de uma leitura mais atenta e se possivel em conjunto, como as proprias plantas devem ser bem analisadas.

Porque o texto já está demasiado extenso, por aqui nos ficamos, com a promessa de voltarmos ao assunto após uma analise mais cuidada a todos os elementos que constituem este PIR.

Que os moradores da Ilha se unam e deem luta ao pequeno ditador!

Sem comentários: