quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

OLHÃO: PARA ONDES VAIS OLHANENSE?

 Os tradicionais clubes de futebol que tinham fortes ligações à terra e às populações foram praticamente extintos, relegando a prática desportiva para segundo plano ao enveredar pelo mundo  dos negocios. Nalguns casos, foram criadas sociedades anónimas com o objectivo de proteger o património dos clubes, ficando este na posse dos clubes, mas noutros casos as SAD tornaram-se centros de compra e venda de jogadores, autenticas lavandarias de dinheiro.

Quem acredita que alguem sem qualquer ligação à cidade ou ao clube venha comprar uma SAD sem ter na mira o retorno e lucro sobre o dinheiro?

No caso da SAD do Olhanense, as noticias que vieram a lume, não são as melhores. Ao longo dos anos, os clubes pequenos sempre tiveram dificuldades, mas em regra acabavam por cumprir com as suas obrigações. Mas hoje são as SAD que criam problemas aos clubes não cumprindo com estes, levando-os para caminhos tortuosos.

Comecemos então pela situação dos jogadores, que para todos os efeitos são trabalhadores, com deveres mas tabem direitos que não estão a ser respeitados, como se pode ver pela imagem seguinte  e que me foi enviada por leitor assiduo


É sempre triste ver alguem que está dependente do salario cair nesta situação e pior ainda quando a maioria destes jogadores (trabalhadores) não tem qualquer hipotese de adquirirem a sua independencia através do futebol, já que os seus salarios não lhes permite fazer poupanças para o futuro.

Mas não deixou de ser curioso a reacção  de alguns adeptos à  noticia, discordando da sua divulgação. Tambem eles são trabalhadores e certamente não gostariam de ver os seus salarios atrasarem-se. O amor clubista, a rasar o fanatismo, não deve, nunca, virarem-se contra aqueles que cumpriram com a sua parte; pelo contrário, eles devem apoiar quem passa por estes momentos de aflição, tanto mais que estamos perto do Natal e eles têm, como todos os outros familia.

Sabemos também que a SAD não paga, há meses senão anos, o fornecimento de agua ao Estadio, com a empresa municipal a fingir que não sabe, e "quando sabe" não pode corta-la porque estamosem periodo de pandemia. Fosse o jogador com o salario em atraso que não pagasse e logo enviavam alguem para lhe cortar a agua! Dois pesos, duas medidas para o mesmo tipo de situação!

A SAD deve ao clube cerca de trezentos mil euros, criando-lhes dificuldades de tesouraria, mas os nossos autarcas continuam a apoia-la, fingindo ignorar a situação. Mais preocupados com os resultados desportivos do que com o futuro do clube, que para eles até podia fechar portas. Afinal o que dá votos é o que se passa no Estadio.

Os nossos leitores devem pôr os olhos no que se passa com a SAD dos pasteis de Belem e do que ela tem feito ao historico clube da capital. É só mais uma onde alguem que se diz socialista meteu a pata!

CUIDEM-SE!

Sem comentários: