sexta-feira, 1 de julho de 2022

OLHÃO: NÃO HÁ POLUIÇÃO! A IMAGEM É UMA FRAUDE!

 

O meu amigo Nuno Miguel publicou, nas redes sociais, um conjunto de imagens das quais tomámos a liberdade de reproduzir a que vem em cima.
Nesta imagem, tal como nas demais, é visivel a mortandade de peixe, talvez provocada pelo calor, já que poluição é coisa que não existe na Ria Formosa no dizer do presidente da autarquia.
Seja de que maneira for, o peixe está morto e isso não conseguem negar, um autentico crime ambiental, como sempre ignorado pelo poder politico, o principal e talvez unico, responsavel pela situação.
Em principio os esgotos estão ligados em rede e encaminhados para a ETAR pelo que não seria na rede de aguas residuais.
Mas se não foi pela rede de aguas residuais, então terá sido pela rede de aguas pluviais que são da responsabilidade da autarquia a qual como todos sabemos mandou instalar um sistema de comportas para proceder a descargas controladas que não deixam de ser poluentes.
Não será uma poluição qualquer porque há muitos anos que não se via tamanho crime que matou muitos milhares de peixe E se matou o peixe, é previsivel que tenha matado também muito marisco.
Nada que incomode o presidente, pese embora o facto de nas sociais ser divulgado e censurado. Muito provavelmente, especialista em contra-informação, ainda dirá que a imagem é uma fraude. Certo é que nestes dias muitas foram as pessoas que se queixaram dos cheiros na zona ribeirinha.
O homem da campanha Lixo Zero, não será o mesmo de Poluição na Ria, Zero! É que para ele isto não é  lixo mas antes um cartaz turistico, só!
Bem se pode gabar das praias com Bandeira Azul que não sabemos como consegue ser hasteada apesar dos niveis de poluição nas aguas da Ria Formosa.
O mau da fita será o Nuno Miguel ao tirar as fotografias e publica-las. Que grande sacana! Onde já se viu isto de mostrar o que vai mal nesta cidade do terceiro mundo?
LIMPINHO, MAIS QUE LIMPINHO! LINDO TRABALHO!

3 comentários:

Anónimo disse...

O Nuno Miguel que tenha calma, o Marinho dos barcos grandes já recebeu a visita do DCIAP hoje. E cá em baixo a visita ao amigo ariano do dono disto tudo não deve tardar. Os negócios dos estacionamentos náuticos no mix com pizzarias e hotéis e outros, já há muito que estão na mira, e a investigação já está quase concluída, não vale a pena fugir. Em breve a população será informada do que já sabe.

Anónimo disse...

E se quiser é só pedir que tenho fotografias de alta resolução de milhares de vulgo "clinex" colados na "morraça" mesmo aí nesse sítio. E toda a gente sabe que os franceses e ingleses e uma vez que por estas alturas são os que mais alugam casas por estas bandas é fácil perceber. É que os nórdicos adoram limpar o cú com esses toalhetes de bebé, o problema é que não são biodegradáveis, e acabam muitas vezes por entupir as canalizações e os que não entopem acabam nas centrais de tratamento, o que é uma dor de cabeça para os técnicos. Mas neste caso a ria Formosa dá conta do assunto.

Anónimo disse...

E agora até dá para alugar um catamarã de nome BOLHA mas em inglês, para fazer de apartamento(pois os "donos" são sempre diferentes e o barco nem navega) mesmo ali na marina em frente á PSP, atracado ao quebra mar de forma permanente (o que não permite o contrato de concessão, embarcações atracadas de forma permanente ao quebra mar), é para juntar aos outros 2 que lá estão o "jamanta" aquele mono feio, e o outro monte de lixo que chamam veleiro com bandeira pirata (o que por lei é crime). Mas este grande catamarã serve de alojamento local mas ilegal! E pensam eles, os da marina, que as pessoas não reparam, reparam sim mas não dizem nada pois já estão habituados ás troca tintas do pizzeiro e têm medo de represálias do pino e amigo sig!