domingo, 24 de julho de 2022

OLHÃO: RIA LIMPA OU POLUIDA?

 Sabemos que numa reunião que envolveu uma associação de produtores de bivalves com entidades publicas, foi por estas afirmado a excelência da qualidade das aguas na zona Olhão3.

Questionado o responsavel pela razão da continuação da interdição da apanha de ameijoa naquela, foi respondido que se não era pela qualidade da agua, seria pelo sedimento, ao que os produtores responderam que sendo assim deviam permitir o levantamento do sedimento e troca por sedimento novo.

Nada feito!

Aqui há uns tempos atrás dávamos conta da encomenda de um estudo sobre a qualidade da agua nesta zona e tal como previmos, apesar das continuas descargas de aguas residuais através da rede de aguas pluviais, o resultado seria este, agua de qualidade.

Se as entidades publicas, e em particular a presidência da câmara municipal de Olhão, estivessem de boa fé neste processo, uma vez que foram elas que poluiram e degradaram o sedimento, deveriam elas subsidiar a remoção do sedimento contaminado e a sua substituição.

Durante anos consecutivos, e que continuam, a decantação dos chamados "sólidos suspensos", leia-se caca, não espanta o grau de contaminação do sedimento. O que espanta, e talvez não, é a não permissão da remoção do sedimento o que pode querer significar que existem outros planos para a zona, nomeadamente o fim dos viveiros de ameijoa e por arrastamento o afastamento dos produtores desta parte da Ria.

Claro que a apresentação da qualidade da agua abre portas para a criação das praias urbanas do Pina como se quem conhece a zona não soubesse que da declaração à realidade vai uma grande distancia. Mas mesmo que aquelas praias viessem a ter alguma utilização por parte de quem desconhece a situação, é previsivel que os mesmos utilizadores atravessem o estreito canal que os separa do Ilhote Negro e se passeiem nele, não sabendo o que lhes pode acontecer uma vez que não estão habituados nem preparados para resistir à contaminação fecal. 

Quem acredita na excelência da qualidade da agua nesta zona da Ria? O Pina!

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem é esse Pina que se julga o profeta de Olhão e que com tantos contos do vigário ainda tem pachorra para se meter em negócios....