quarta-feira, 5 de outubro de 2022

OLHÃO: AINDA A PONTE DA RUA 18 DE JUNHO

 

Como dissemos antes, ainda que necessária a obra, o timing escolhido, de grandes dificuldades para as pessoas e os milhões gastos para reduzir em poucos minutos uma deslocação na região, surgem duvidas fundamentadas sobre as consequências da electrificação da linha, pelo que competia à autarquia esclarecer as pessoas.
Mas eis que somos brindados com uma sessão de esclarecimento promovida pela empresa que vai executar a obra, sessão marcada para amanhã, dia 6 de Outubro, pelas 21:00 horas na Junta de Freguesia de Olhão. Ninguem colocou em causa os aspectos técnicos da obra mas sim a falta de informação por parte da câmara sobre o futuro.
De acordo com Regulamento das Passagens de Nivel, desde que haja uma passagem desnivelada a 700 metros, as passagens de nivel podem ser suprimidas, para segurança do atravessamento. Isso pode ser visto a partir da imagem que reproduzimos

É com base neste Regulamento que surgem as preocupações ou duvidas quanto às consequências da eletrificação da linha, o que vai permitir um aumento da velocidade das composições e diminuição do ruido, duvidas essas que devem ser esclarecidas pela autarquia, até porque é muito previsivel que a passagem da Avenida venha a ser suprimida.
Aliás tanto assim é que o encantador de cobras em presidente mandou elaborar um estudo para o atravessamento da linha na Avenida com recurso a elevadores, estudo esse que não saiu da gaveta. Acresce que outras passagens de nivel poderão vir a ser suprimidas.
Não pode nem deve ser a empresa a responder a estas duvidas ou preocupações mas sim a autarquia que sabe de tudo desde o inicio.  
E já se passarem oito anos desde o inicio deste folhetim sem fim à vista!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem falar no perigo que representa para os moradores uma carga elétrica tão elevada constante. Vários estudos associam essa carga ao aparecimento de cancro. E com o preço da eletricidade a subir, é agora que fazem isto? Nenhum utilizador dos comboios vai beneficiar disto vai ser o mesmo serviço, com o mesmo tempo de viagem.