domingo, 10 de fevereiro de 2008

Corrupção

Quando um ex quase (deputado, ministro, etc) tudo como o eng João Cravinho diz o que disse sobre a corrupção, principalmente np aparelho de Estado, que há-de pensar o "Zé"? Depois das declarações do bastonário da Ordem dos Advogados, as declarações de João Cravinho são apenas mais uma achega para a describilização da classe política.


Quando se pede aos trabalhadores deste país que apertem o cinto, ano após ano, que se submetam a uma exploração cada vez mais feroz, que nos tirem a saúde que tanta falta nos faz, que paguemos um imposto sobre um carro que mandámos para a sucata porque já não valia a pena mantê-lo (os políticos e os capitalistas tem dinheiro para mudar de carro todos os anos), que hão-de pensar os trabalhadores de todas estas declarações?


Por mais voltas que os políticos dêem à sua imaginação, por mirabolantes cambalhotas, por feiras que visitem em época de eleições, por baldes de tinta ou electrodomésticos que ofereçam, as pessoas vão-se afastando da política e dos actos eleitorais. São os políticos a razão de ser do maior partido da oposição sem direito à palavra, partido esse, sim, com maioria absoluta, que não é respeitada. Se acaso houvesse vergonha na classe política, a mensagem da maioria já teria sido interpretada da forma correcta. Por enquanto, os políticos vão-lhe atribuindo apenas "é por mero comodismo", como se a maioria da abstenção não o fosse de uma forma consciente. Mas, porque a classe política é uma classe sem vergonha e o exemplo mais ilustrativo disso, foram as últimas eleições para a Câmara de Lisboa, arrogam-se ao direito (moral) de governar. Face aos resultados, tem de facto o direito de governar, um direito legal, porque as regras foram feitas para que assim seja, para os manter no Poder. Quanto ao direito moral de governar já não é bem assim.


De facto, não há qualquer interesse em mudar o sistema, porque são os altos cargos que possibilitam outros voos, os voos que o Eng. João Cravinho e o Dr. Marinho Pinto agora denunciam, denuncias que pecam por tardias, porque já há muito que o "Zé" sente que há muita gente se vai acopoletando com grossos dividendos, sejam "in land" ou "off shore".


Infelizmente, só o pequenino é que é corrupto........Até quando?

Sem comentários: