domingo, 10 de fevereiro de 2008

A viagem do Caíque ao Brasil


As inscrições estão abertas para quem pretenda fazer a viagem no Caíque e tal facto levanta logo algumas questões. Sabe-se que só o comandante e o imediato tem direito a remuneração. Compreende-se, naturalmente, que as pessoas sejam remuneradas. Mas quanto ao resto dos tripulantes? Acaso há algum pescador que tenha disponibilidade financeira para sustentar a família durante a sua ausência? Provavelmente, não!!! O que acontece é que desde muito cedo se começaram a perfilar pessoas que nada tem a ver com a pesca, com reais posses para andar a passear e sutentar as suas famílias enquanto se divertem. Ora, quando o Caíque foi ao Brasil, segundo gostam de apregoar os entendidos, foram pescadores que navegaram. A idéia que fica expressa com esta viagem, é a de que mais uma vez se pretende privilegiar os, já de si, privilegiados e mandar bugiar os "ignorantes", os "incautos" dos pescadores.


Mas e ainda a propósito desta viagem do Caíque, outras questões se levantam. Quanto custa ao erário público a manutenção da embarcação? Quanto custa ao erário público a tripulação da mesma? Claro que a embarcação tem que ter uma tripulação própria! A questão não é essa. A questão é que para um estranho que venha a Olhão e passe pelo "Bate Estacas" vê ali uma embarcação completamente diferente das outras sem saber o porquê da sua existência. Não há nada que explique aos visitantes o que faz ali aquela embarcação com características muito próprias. Mais, se alguém quiser saber como pode usufruir dela, não há nada que indique onde e como se pode dirigir para que possa dar um simples passeio. Não há uma calendarização para a sua utilização, não se vê nada que nos indique da organização de qualquer passeio e dos seus custos.


O Caíque tem toda a razão de existir, tal como se deveria promover a recuperação de algumas lanchas e saveiros à vela e procurar que em determinado período do ano constituísem um pólo de interesse para os visitantes a esta cidade.


Mas, infelizmente e mais uma vez se vê que o edil está mais preocupado em servir os seus amigos do que propriamente os interesses da generalidade da população

5 comentários:

Anónimo disse...

Estou a começar a gostar deste blog,fala de probolemas que sao do conhecimento de muita gente,e isso e bom.So gostava de levantar uma questao o caique nao era uma embarcaçao que navegava a maior parte do tempo a vela?Bom eu sei muito bem que sim,mas pretendia que alguem me explicasse porque razao ele so navega a motor?Pelo que sei o mestre do caique e o marinheiro sao duas pessoas que ate foram velejadores:PORRA !Entao porque nao navegam a vela?

Anónimo disse...

Estou a começar a gostar deste blog,fala de probolemas que sao do conhecimento de muita gente,e isso e bom.So gostava de levantar uma questao o caique nao era uma embarcaçao que navegava a maior parte do tempo a vela?Bom eu sei muito bem que sim,mas pretendia que alguem me explicasse porque razao ele so navega a motor?Pelo que sei o mestre do caique e o marinheiro sao duas pessoas que ate foram velejadores:PORRA !Entao porque nao navegam a vela?

Unknown disse...

Relativamente às notícias sobre o projecto de levar o caíque ao Brasil,recomendaria visitar o site www.rumoaobrasil.no.sapo.pt e ler a notícia saída no jornal Barlavento de dia 31 de Janeiro deste ano sobre esta viagem, onde se poderá perceber a inépcia da Câmara e a sua tentaiva de se colar ao esforço da associação APOS. Cumpre-nos realçar com alguma satisfação que o Sr. Presidente da Câmara Municipal admite nessa notícia ter sido contactado pela APOS a propósito do assunto, e não negou algumas informações inseridas no artigo, como o facto de ter sido a APOS quem encontrou os membros da Marinha que agora fazem parte da Comissão criada pela autarquia.
É pena ter sido necessário este artigo para as pessoas saberem um pouco daquilo que o Sr. Presidente tão persistentemente tem omitido nas suas comunicações públicas: que a APOS teve de facto, até Outubro de 2007, um grande protagonismo na tentativa de organizar esta viagem!
E a nossa associação tem mesmo o direito de se indignar relativamente a estas omissões, quando efectivamente foi responsável por:
1º - A única proposta (oral e escrita) à autarquia para avançar com o projecto (em Março de 2007);
2º - Os contactos com a ANC (Associação Nacional de Cruzeiros de Vela) no sentido de organizar um cruzeiro de vela até ao Brasil, que acompanhasse o nosso Caíque (em Fevereiro de 2007);
3º - Uma proposta escrita de alterações ao Caíque para solicitação do orçamento ao Estaleiro (em Maio de 2007);
4º - A construção de uma página na Internet para promover o projecto (em http://rumoaobrasil.no.sapo.pt, em Maio de 2007);
5º - A proposta de um comandante para a viagem (em Setembro de 2007);
6º - O contacto com a Região de Turismo do Algarve, a Associação dos Municípios do Algarve (AMAL), a Governadora Civil e a Associação dos Industriais de Hotelaria e Similares do Algarve (AIHSA), em Agosto de 2007.
Temos também o direito de nos indignarmos ao ouvirmos agora, da parte do Sr. Presidente da Câmara, a afirmação de que o projecto poderá não se realizar por ausência de patrocínios, apenas porque no ano de 2007 o avisámos inúmeras vezes sobre este problema, por escrito e oralmente, assim como dos atrasos intoleráveis que a autarquia ia acumulando na condução do processo mas, na altura, nunca vimos qualquer preocupação do seu lado!
Na nossa opinião o projecto de levar o caíque em Julho de 2008 ao Brasil é, actualmente, impossível devido a estes atrasos irresponsáveis!
Finalmente, concordamos com o Sr. Presidente da Câmara quando ele refere que estas acusações têm a ver com problemas de “protagonismo”.
No entanto, os problemas de protagonismo estão do lado de quem esconde estas informações, e não de quem as revela!
Olhão teria muito a ganhar se a autarquia soubesse aceitar de forma leal a colaboração de associações da sociedade civil, como é o caso da APOS, ao invés de aproveitar desonestamente o esforço de terceiros para fazer passar uma imagem publicitária falsa de si mesma!

Anónimo disse...

Este blog foi concebido por pessoas que sentem um grande desencanto quanto ao que é a democracia deste país, quer a nível central, quer a nível local. Nem o país, nem o nosso concelho tem acompanhado o desenvolvimento que todos almejávamos fruto da inércia, de outros interesses que não os das populações. O relatório da SEDES é bem elucidativo, quanto a isso, e no entanto, aquela entidade é tida como insuspeita, com intelectuais, economistas, ex-ministros de vários governos e dos vários quadrantes políticos.
A nossa análise, ao governo central e autárquico, pode ser "verrinosa" mas é uma forma de fazermos sentir a nossa indignação. O vosso comentário é esclarecedor e ao mesmo tempo critico em relação à autarquia. É muito bem vindo e convidamo-vos a aparecerem mais vezes.

costa disse...

Quero desde ja e em nome pessoal dar os meus parabens á APOS, pela exelente iniciativa que tomou no que toca da ida da pretensa replica do caique ao Brasil,para celebrar uma data que enche de orgulho os verdadeiros olhanenses.Mas gostava de avisar o presidente dessa associasão, para nao ter ilusoes quanto a politica do presidente,ele so quer o protagonismo para a sua propia pessoa e e quando alguem tenta fazer algo que va contra as ideias dele logo esta como se diz em portugues vernaculo piiiiiiii!Sim essa e a politica do engenheiro(ele é engenheiro nao é)Leal, que o digam os proprios ex-autarcas do PS que tentaram ir contra as suas ideias.O nosso (meu nao é)presidente e um verdadeiro democrata á portuguesa,quero,posso e mando.Nao tenha ilusoes Paula Brito ja foi assim no caso do plano de requalificaçao da barreta e agora no caique e sera em todos os assuntos que nao va primeiro ao beija mao do presidente, para ele ter o protagonismo.Um abraço,e nao desista.Costa