terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Sobreviver em Olhão 2

Veio na semana passada, o Almirante Melo Gomes, chefe de Estado-Maior da Armada, visitar a Ria Formosa para conhecer os meios com que contam as capitanias algarvias e os problemas que enfrentam e dizer que a Marinha vai dar combate à poluição e à imigração ilegal. Para isso vão aumentar os polícias marítimos no Algarve, para 200 e vão entregar dois novos barcos-patrulhas (deve ser por haver mais almirantes do que navios na marinha portuguesa).
No caso do combate à poluição, na minha opinião nem sequer é preciso esperar que aconteça porque a Ria Formosa já está bem poluída, em especial na zona de Olhão.
O Sr. Presidente da Câmara de Olhão sabe-o há anos mas não faz nada para resolver ou aligeirar a situação, nem quando foi pressionado por viveiristas e pescadores devido à mortalidade de amêijoas e peixe que tem acontecido nos últimos anos na zona de Olhão. Caso o Sr. Almirante não os conheça passo a indicar alguns dos focos de contaminação:
Foco nº 1 – estação de “tratamento” de águas residuais de poente, a água sai a maior parte das vezes vermelha e com um cheiro nauseabundo, sinal de que os esgotos não são bem tratados.
Foco nº 2 – esgotos da horta da Câmara directamente para a Ria sem serem tratados.
Foco nº 3 – todos os esgotos que descarregam directamente sem tratamento para o porto de recreio, vulgo marina.
Foco nº 4 – cais de embarque T, descarga directa para a Ria, belo cartaz turístico para quem nos visita.
Foco nº 5 – esgoto a descarregar directamente na doca de Olhão, lado Norte, o mais contestado por viveiristas, por ser o mais visível.
Sr. Almirante, a poluição não vai aparecer, ela já existe e não precisa de embarcações marítimas nem de 200 polícias marítimos. Para a combater basta a boa vontade e um interesse efectivo das autarquias, não por causa dos turistas mas principalmente pela população de Olhão, pelos viveiristas, pescadores e outras profissões dependentes da Ria.
Senhores autarcas, não pensem só no turismo e nos negócios imobiliários que daí advêm, Ria “p’ra turista ver” não serve, pensem antes em tratar a Ria para todos os que vivem e sobrevivem nesta terra.

3 comentários:

Anónimo disse...

vocês em Olhão tem é cheiro a CACA em barda na 125 ao pé do Modelo
caguem-se na marinha que ela nõa resolve o problema do cheiro e ainda bem que eu não moro aí

Anónimo disse...

este leitor, que faz este reparo sobre o cheiro que se faz sentir na 125 ,junto do Modelo ,mais nao faz do que confirmar o cheiro que se faz sentir em toda a zona envolvente, da estaçao de tratamento de esgotos da zona poente de Olhao.Nessa estaçao que devia servir para tratar os esgotos o que acontece e que eles pura e simplesmente sao pessimamente tratados ,sendo que as aguas que deviam sair completamente limpas, saem totalmente poluidas,indo poluir a ria e logo vai contribuir para a grande mortalidade de ameijoas e peixes da nossa ria.Diz o leitor para que nos nos caguemos para a marinha que eles nao resolvem nada: completamente de acordo,mas foi o que o representante maximo da marinha disse,embora eu pessoalmente esteja de acordo com o leitore comentador,a marinha nao resolve nada,mas a autarquia e em especial o seu presidente tambem nao quer resolver o probolema pois diz que a ria esta limpa.Entao o que devemos nos cidadoes fazer?Se eles nao resolvem alguem tera de resolver nao pensa assim ?Da parte deste blogue e em especial da minha parte esatmos online para denuciarmos as situaçoes que pensamos que estao mal e penso que da parte dos leitores dests novo blog,voces tambem tem uma palavra importante a dizer,se acharem que alguma coisa esta mal neste conselho ,podem usar este espaço para denuncia publica , nos agradecemos. Alguem tem de fazer alguma coisa para mudar estas mentalidades que se esquecem dos cidadoes no dia a dia e so em altura de eleiçoes e que vem para a rua rir e cumprimentar os eleitores.Cumprimentos e grato pelo seu comentario . COSTA

Anónimo disse...

agora descobri porque é que o meu colega beto diz que mora no cú de Olhão