terça-feira, 4 de dezembro de 2012

OLHÃO: PECULATO OU CLEPTOMANIA?

O Correio da Manhã de ontem trazia mais uma noticia sobre o processo da ACASO e de uma eventual queixa por peculato praticado pelo suposto desvio de cinquenta e sete mil euros daquela IPSS de que nesta pagina demos conta.
Perante a insistência do recurso à contra-informação pela qual se utilizam certos meios de comunicação que a isso se prestam, entendemos que:
1º- As IPSS embora privadas financiam-e essencialmente com dinheiros públicos, em particular da Segurança Social.
2º- A transparencia na aplicação dos dinheiros públicos, faz-se não apenas pela publicitação da contas das instituições, mas também pelo acompanhamento e fiscalização da entidade que os concede.
3º- É por demais evidente que o partidos que se alternam no Poder tentam abocanhar toda a instituições que lhes possam dar votos.
4º- Também é evidente que a Segurança Social não acompanha nem fiscaliza com a regularidade desejável, o que permitia a detecção deste caso.
5º- A ACASO e outras IPSS do concelho, nomeadamente a da FUZETA, têm sido geridas por  elementos conotados com o Partido Socialista.
6º- A ACASO é a seguir à Câmara Municipal de Olhão, o maior empregador, excedendo largamente a proporção entre funcionários/utentes, numa clara aposta no voto.
7º- Fruto dessa politica, a ACASO atravessa uma situação económica difícil.
8º- A direcção da ACASO é presidida por António Pina, ex-vereador da CMO, ex-director Regional da Educação, ex-Governador Civil e ex-presidente da ERTA, que com esse gesto pretende fazer fazer passar uma mensagem de altruísmo da qual se vangloria.
9º- António Pina apenas está na politica para assegurar a carreira politica do filho, vice-presidente da CMO e provável candidato à presidência.
10º- Não podem, pois, António Pina e o Partido Socialista, perder o controlo de uma instituição que representa muitos votos.
11º- Porque António Pina é uma pessoa de mau perder e com tendência para a perseguição dos que se lhe opõem, convém dizer que a matéria em discussão já foi objecto de intervenções na audiência que decorre em Tribunal, em que a estratégia passava e passa por diminuir, descredibilizar a imagem da testemunhas.
12º- António Pina, como pessoa culta que é, sabe que existe uma doença do foro psicológico, a cleptomania, em que o doente sofre um impulso obsessivo para roubar, independentemente da necessidade económica. E provavelmente até conhecerá algum portador dessa doença.
13º- Sabe também o António Pina que, em excesso, as instituições usam um saco azul ou rosa, designação utilizada para despesas não contabilizadas.
14º- Sabe o António Pina que a sua Câmara Municipal de Olhão praticou peculato ao pagar despesas de campanha eleitoral, matéria que está em tribunal.
15º- Neste contexto, não assiste a António Pina muita moral para acusar desta forma terceiros.
16º- Mas, e porque queremos saber a forma como são aplicados o nossos dinheiros, porque não pede o António Pina uma auditoria às contas da ACASO e as publicita? De que tem medo?
Dois ditos se aplicam ao caso: ROUBAR NÃO É FEIO, FEIO É SER APANHADO A ROUBAR e um outro QUEM SEMEIA VENTOS, COLHE TEMPESTADES.
Posta a questão, daqui convidamos António Pina a gozar da reforma politica, que bem melhor lhe fica.

Sem comentários: