domingo, 18 de janeiro de 2015

OLHÃO: ANTES VÂNDALOS QUE COITADINHOS!


A imagem acima reporta os resultados de uma base de dados de uma empresa de rating, prestadora de serviços a bancos e outras entidades e a partir desses dados obtiveram o quadro acima exposto, demonstrativo das "melhorias" anunciadas por um governo que já devia ter sido despedido.
Entre empresas constituídas por um lado e dissolvidas e insolvidas, há um saldo negativo de 18.000 empresas e a consequente perda de postos de trabalho.
Ainda ontem fechou o Alisuper na Rua 18 de Junho.
Na actual situação de destruição do tecido empresarial e dos postos de trabalho, ponhamos-nos no lugar de uma família que até há bem pouco tempo tinha tudo e que de um momento para o outro viu o mundo desmoronar-se em cima da cabeça.
Fulano trabalhava na empresa A e a mulher na empresa B e o somatório dos rendimentos dos dois apontava para a compre de casa, carro e outros mais, tendo uma vida não faustosa, mas sem necessidades. A mulher foi a primeira a perder o trabalho e a receber o subsidio de desemprego com redução dos rendimentos. Aperta o cinto! Mas até esse subsidio foi sol de pouca dura. Entretanto a empresa do fulano fechou portas e mais um que perdeu o posto de trabalho e por arrastamento, o casal, viu os seus rendimentos ainda mais reduzidos. Já não conseguiam pagar a casa. Puseram-na à venda mas ninguém a comprou e viram-se obrigados a entregar ao banco; o carro, porque já não havia dinheiro para o combustível, puseram-no com dono.
A mulher entrou em depressão. COITADA! Não aguentou a pressão, dizem os amigos.
Com rendimentos reduzidos, sem casa, sem carro e longe da vida que antes tinha, marginalizado pelos amigos que viam nele mais um pedinte e sem ver melhorias na saúde da mulher, acabou por se suicidar. COITADO! Era tão bom rapaz.
Em Olhão, assistimos no ano passado a cinco meses de paralisação da frota da ganchorra; a pesca da sardinha está para desde Setembro e assim vai continuar até Março; a produção de bivalves está nas ruas da amargura; o pequeno comercio está a balões de oxigénio. Não há empregos a não ser aqueles que a Câmara Municipal cria através dos contratos de emprego e inserção pelos quais paga somente 80 euros mensais.
OLHÃO É UM CONCELHO SEM PRESENTE E SEM PERSPECTIVAS DE FUTURO!
Num quadro normal, o vandalismo é mais que condenável, mas a situação que o País e particularmente o nosso concelho vive, que se apresenta com o pior ranking social da região, a analise de certas formas de vandalismo deve ser bem ponderada. Não significa isto a nossa concordancia com os actos, até pela pratica de actos colaterais que envolveram particulares, mas também não podemos deixar de discordar da atitude da autarquia e muito especialmente do seu presidente que nada faz para inverter a situação de degradação social e económica do concelho.
Não é aumentando o numero de efectivos policiais que vai resolver o problema, o que aumenta com isso é a capacidade repressiva do Estado policial. A resolução destes problemas passa pela empregabilidade e pelo bem estar social do Povo.
Fazer passar a mensagem de grupos de gangs e de vândalos para a comunicação social, omitindo a elevada degradação social do concelho, é o mesmo que dizer que não quer encarar a realidade de um concelho sem perspectivas de futuro. Que merda de presidente é este?
Veremos se em breve não haverá replicas dos recentes actos e que dirá depois este moço pequeno armado em presidente.



Sem comentários: